O concurso da Polícia Civil da Bahia ganhou uma nova previsão para publicação do edital. Após sucessivos adiamentos, o secretário de Segurança Pública do estado, Marcelo Werner, afirmou em entrevista à rádio Piatã FM que a divulgação deve ocorrer em julho.
De acordo com o secretário, os trâmites do certame permanecem sob responsabilidade da Secretaria da Administração (Saeb), que conduz os procedimentos necessários à seleção.
Segundo ele, a intenção é lançar um edital com 750 oportunidades, distribuídas entre delegado, escrivão e investigador.
Cronograma tem novas mudanças
Ao longo dos últimos meses, o planejamento passou por várias alterações. Inicialmente, aventou-se a publicação ainda em janeiro. Depois, a expectativa migrou para a contratação da banca até março. Em abril, a previsão foi de edital em maio, reforçada no início daquele mês, mas não cumprida. No fim de maio, chegou-se a indicar janela de 15 a 20 dias, o que colocaria a abertura em junho. Agora, a perspectiva é que a publicação ocorra em julho.
Banca definida e carreiras em discussão
A Saeb já concluiu a contratação da organizadora, o Instituto AOCP. Em declarações recentes, o titular da pasta de Administração mencionou a expectativa de receber a minuta do edital da banca em prazo curto para, então, publicar o documento.
Também está em análise, pelos órgãos competentes, a possível unificação das carreiras de agente e escrivão na função de oficial investigador de polícia, conforme diretrizes da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis. A discussão não deve interferir no andamento do concurso já autorizado.
Vagas e requisitos
O concurso ofertará 750 vagas efetivas nas áreas policiais, com a seguinte distribuição:
- 100 vagas para delegado;
- 150 vagas para escrivão;
- 500 vagas para investigador.
Para delegado, será exigido diploma de bacharelado em Direito. Para escrivão e investigador, a exigência será de nível superior completo. No caso de investigador, também será necessária CNH na categoria B ou superior.
A expectativa do governo é realizar as provas ainda este ano, após a publicação do edital.
































