Concurso do Colégio Pedro II pode sair até junho de 2026 para cargos técnico-administrativos

Com cadastro reserva quase esgotado, cargo de assistente em administração surge como destaque no próximo edital, enquanto aguardam-se novos códigos do Ministério da Educação para definir oportunidades.
Sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Concurso do Colégio Pedro II pode sair até junho de 2026 para cargos técnico-administrativos

Um novo concurso do Colégio Pedro II é esperado para o primeiro semestre de 2026, com vagas voltadas ao quadro de técnico-administrativos em Educação.

Segundo o setor de Comunicação da instituição, há expectativa pela realização do certame, mas ainda sem confirmação oficial ou cronograma definido.

Uma das razões para a cautela é que a seleção anterior segue válida até abril de 2026, sem possibilidade de nova prorrogação. Enquanto durar essa vigência, a publicação de um novo edital tende a avançar de forma limitada.

A instituição informou que deve receber novos códigos de vagas do Ministério da Educação, ainda sem prazo estabelecido. A partir dessa definição, será possível dimensionar o número de oportunidades a serem ofertadas.

O cargo de assistente em administração é um dos mais cotados para o próximo edital, pois o cadastro de reserva atual está próximo do esgotamento. No momento, restam oito aprovados passíveis de convocação até abril de 2026. Após esse período, a admissão de novos servidores dependerá de nova seleção.

Cargos do último concurso do Colégio Pedro II

O edital publicado em 2023 ofertou 60 vagas imediatas para níveis médio, técnico e superior. O destaque foi o posto de assistente em administração, que exigia ensino médio e representou 48 das 60 oportunidades.

Nível médio

  • Assistente em administração: 48 vagas.

Nível médio/técnico

  • Técnico em Tecnologia da Informação (TI): 7 vagas.

Nível superior

  • Assistente social: 1 vaga;
  • Analista de Tecnologia da Informação (TI): 1 vaga;
  • Bibliotecário-documentalista: 1 vaga;
  • Engenheiro/área - civil: 1 vaga;
  • Psicólogo: 1 vaga.

As remunerações chegaram a R$ 5,2 mil, com benefícios como:

  • Assistência pré-escolar por dependente até 5 anos;
  • Assistência à saúde per capita (reembolso parcial do plano).

Organização dos próximos editais

Em agosto de 2024, o Colégio Pedro II iniciou o processo para contratar uma organizadora responsável por apoiar os editais até 2029. Em março de 2025, a empresa Recrutamento e Seleção Brasil foi oficialmente escolhida para dar suporte aos próximos concursos.

A contratada atuará na operacionalização das provas entre 2024 e 2029, incluindo diagramação e impressão dos cadernos, correção eletrônica e logística com equipamentos de segurança. A elaboração das questões permanecerá sob responsabilidade de comissão interna do Colégio Pedro II.

Como foram as provas mais recentes

Para os cargos técnico-administrativos, a etapa aplicada em 4 de fevereiro de 2024 consistiu em prova objetiva com 75 questões, distribuídas entre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Informática: 10 questões;
  • Raciocínio Lógico: 10 questões;
  • Legislação: 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 25 questões.

Os itens de Português, Informática, Raciocínio Lógico e Legislação tiveram peso 1, enquanto os de Conhecimentos Específicos valeram peso 2.

Compartilhe:
Aviso sobre o conteúdo
Esta notícia foi produzida com o auxílio de inteligência artificial e pode conter erros, imprecisões ou inconsistências.
Recomendamos sempre consultar os editais e fontes oficiais antes de tomar qualquer decisão relacionada aos concursos mencionados.