Concurso Detran AL: 100 vagas anunciadas em novo edital

Grande expectativa com a aguardada seleção para analistas e assistentes; oportunidades prometem reforçar a estrutura do departamento após mais de 20 anos sem novas contratações.
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Concurso Detran AL: 100 vagas anunciadas em novo edital

O Governo de Alagoas confirmou a realização de um novo concurso para o Departamento Estadual de Trânsito, com 100 vagas. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Dantas na terça-feira (28).

Do total, 50 oportunidades serão para provimento imediato e 50 para formação de cadastro de reserva.

As vagas serão distribuídas entre os cargos de analista de trânsito e assistente de trânsito. A divisão por cargo ainda será detalhada.

Com o anúncio, os próximos passos incluem a autorização formal no Diário Oficial, a escolha da banca organizadora e, em seguida, a publicação do edital.

O concurso do Detran integra um pacote amplo de contratações no estado, com previsão de oportunidades em diferentes órgãos, incluindo áreas da segurança pública.

Seleção é aguardada desde 2021

Em 2021, o então secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio informou que um novo concurso para o Detran estava em análise pelo governo, sujeito à avaliação de impacto financeiro e aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mesmo com os estudos preliminares, o órgão segue há mais de duas décadas sem publicar novo edital.

Em 2023, o Ministério Público Estadual recomendou a realização do concurso diante da necessidade de reposição de servidores efetivos.

Último concurso foi em 2001

O edital anterior do Detran Alagoas foi publicado em 2001, sob a organização da Fundepes, oferecendo 400 vagas para procurador autárquico, analista de trânsito e assistente de trânsito.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e, no caso de procurador autárquico, também por prova discursiva.

Estrutura das avaliações à época:

  • Assistente de trânsito: 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Específicos, 20 de Legislação de Trânsito e 10 de Matemática e Língua Portuguesa.
  • Analista de trânsito: 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Específicos, 20 de Legislação de Trânsito e 10 de Língua Portuguesa.
  • Procurador autárquico: 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Específicos, 20 de Legislação de Trânsito e 10 de Língua Portuguesa, além de prova discursiva.

Novas informações sobre a distribuição das vagas, requisitos e cronograma serão divulgadas após a definição da banca e a autorização oficial da seleção.

Compartilhe:
Aviso sobre o conteúdo
Esta notícia foi produzida com o auxílio de inteligência artificial e pode conter erros, imprecisões ou inconsistências.
Recomendamos sempre consultar os editais e fontes oficiais antes de tomar qualquer decisão relacionada aos concursos mencionados.