Concurso da Câmara de Volta Redonda (RJ) tem escolha de banca em andamento

Novo concurso visa reforçar quadro e melhorar atendimento em meio a aposentadorias e sobrecarga atual de servidores
Quinta-feira, 2 de outubro de 2025
Concurso da Câmara de Volta Redonda (RJ) tem escolha de banca em andamento

A Câmara Municipal de Volta Redonda (RJ) retomou os preparativos para um novo concurso. Segundo o presidente da Casa, vereador Edson Quinto, foi iniciada a etapa de escolha da banca organizadora.

Não há data informada para a conclusão desse processo. A expectativa é que o edital, com regras e cronograma, seja publicado nos próximos meses.

De acordo com a Presidência, a seleção deve reforçar o quadro efetivo, melhorar as condições de trabalho e manter a eficiência no atendimento à população. Há preocupação com aposentadorias recentes e a sobrecarga de servidores, o que torna a reposição de pessoal necessária.

Vagas previstas

O concurso deverá oferecer 11 vagas, sendo dez para Agente Legislativo I e uma para Agente Contábil Legislativo I. A exigência principal esperada para os cargos é o nível médio.

Histórico: seleção aguardada desde 2022

A realização do concurso é aguardada desde 2022, quando o então presidente Sidney Dinho anunciou a seleção com 11 oportunidades, sendo seis para provimento imediato e cinco para cadastro de reserva. A previsão inicial era publicar o edital ainda naquele ano.

Com o período eleitoral, o cronograma foi adiado para 2023. No início de 2023, Paulo Conrado assumiu a presidência e, desde então, os preparativos ficaram paralisados. Agora, o processo foi retomado com a licitação para escolha da banca.

Como foi o último concurso

O concurso anterior da Câmara de Volta Redonda ocorreu em 2012, com 16 vagas para níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variavam entre R$ 684,20 e R$ 2.451,61.

No nível fundamental, houve oportunidade para Motorista do Legislativo. No nível médio, foram ofertados os cargos de Agente Legislativo, Telefonista, Técnico de Informática e Recepcionista. Para nível superior, houve vaga para Analista de Sistemas Legislativo. A organização ficou a cargo do INCP.

A seleção contou com provas objetivas. Para o cargo de Agente Legislativo, foram 40 questões, divididas da seguinte forma:

  • 10 de Língua Portuguesa
  • 10 de Lei Orgânica do Município
  • 10 de Regimento Interno
  • 10 de Conhecimentos Específicos

O prazo de validade do concurso foi de dois anos, prorrogável por igual período.

Compartilhe:
Aviso sobre o conteúdo
Esta notícia foi produzida com o auxílio de inteligência artificial e pode conter erros, imprecisões ou inconsistências.
Recomendamos sempre consultar os editais e fontes oficiais antes de tomar qualquer decisão relacionada aos concursos mencionados.