Está confirmada a autorização para um novo concurso da Controladoria-Geral da União em 2026. O anúncio foi feito pelo sindicato da carreira nesta quinta-feira, 28, e confirmado por fonte do governo. A liberação ocorre no dia em que a CGU completa 23 anos e inclui a autorização, pela Secretaria de Gestão de Pessoas, de 60 vagas.
Todas as oportunidades serão para o cargo de auditor federal de finanças e controle (AFFC). Há a possibilidade de ampliação para 120 vagas, caso seja concedido provimento adicional de 100%.
A portaria que formaliza a autorização deve ser publicada entre sexta-feira, 29, e segunda-feira, 1º de junho. A partir disso, a CGU deverá instituir comissão interna, elaborar o projeto básico do edital e iniciar a contratação da banca organizadora.
Se a portaria sair até junho, o edital tende a ser divulgado dentro do prazo usual de até seis meses, o que levaria a publicação até dezembro.
Para ingressar como auditor é exigido nível superior. A remuneração inicial informada é de R$20.924,80.
Cargo de técnico também foi solicitado
A CGU encaminhou pedido de concurso ao Ministério da Gestão e da Inovação contemplando auditor e técnico federal de finanças e controle (TFFC). No entanto, a autorização atual não inclui o cargo de técnico.
O técnico exige nível médio e possui remuneração inicial de R$7.938,81, sem considerar auxílio-alimentação e demais benefícios. O motivo para a ausência de vagas de técnico nesta autorização não foi divulgado.
Déficit de auditores e necessidade de reposição
O órgão registra 1.246 cargos vagos de auditor federal de finanças e controle. Atualmente, 1.754 posições estão ocupadas, distribuídas entre a unidade central no Distrito Federal e as superintendências regionais.
Há forte concentração de servidores na sede, em Brasília, que reúne mais de mil auditores. Entre os estados, os maiores quantitativos são:
- Rio de Janeiro: 58 auditores
- Minas Gerais: 56 auditores
- Goiás: 46 auditores
- São Paulo: 43 auditores
- Pernambuco: 42 auditores
Unidades menores contam com quadros reduzidos, o que evidencia desequilíbrios regionais e reforça a necessidade de reposição. A distribuição de vagas por estado não é definida previamente; ela só ocorre após a autorização e durante a execução do concurso.
Último concurso segue válido até junho
O concurso anterior da CGU, publicado em 2021, foi prorrogado e permanece válido até junho deste ano, permitindo novas convocações dentro do prazo.
O edital de dezembro de 2021 ofertou 375 vagas para técnicos e auditores, de níveis médio e superior, respectivamente.
Para auditor, as oportunidades foram distribuídas por áreas de atuação:
- Auditoria e Fiscalização: 206 vagas (126 para a Região Norte e 80 para o Distrito Federal)
- Tecnologia da Informação: 80 vagas (Distrito Federal)
- Contabilidade Pública e Finanças: 40 vagas (Distrito Federal)
- Correição e Combate à Corrupção: 54 vagas (Distrito Federal)
A seleção foi organizada pela Fundação Getulio Vargas, com provas objetivas e discursivas. As avaliações ocorreram em Brasília, Porto Alegre, Recife, São Paulo e em todas as capitais da Região Norte: Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém, Porto Velho, Boa Vista e Palmas.
Para o cargo de técnico, a prova objetiva contou com 80 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 50 de Conhecimentos Específicos.
Para auditor, a prova objetiva teve 110 questões, valendo um ponto cada, totalizando 110 pontos.





























