Unirio divulga novo Concurso Público

Seleções são destinadas a atender aos diversos componentes curriculares do cargo de professor
Quarta-feira, 18 de agosto de 2021 às 11h40
Unirio divulga novo Concurso Público

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) divulgou um novo Concurso Público de provas de títulos para contratação de um professor adjunto do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, no Departamento de Informática Aplicada, com oportunidade de uma vaga e cadastro reserva.

O regimento do trabalho é de dedicação exclusiva, como no mínimo oito horas semanais de trabalho, no salário básico de R$ 4.472,64.

Aos interessados, exige-se:

  • Graduação: Engenharias ou Ciências Exatas e da Terra ou Ciências Sociais Aplicadas;
  • Mestrado: Dispensável;
  • Doutorado: Ciência da Computação, ou Informática, ou Sistemas de Informação, ou Engenharia de Sistemas e Computação.

O candidato também deve ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, com reconhecimento de gozo de direitos políticos; estar em dia com as obrigações eleitorais; apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino; comprovar o nível de formação exigido para o cargo e entre outros requisitos.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico ccet@uniriotec.br no período compreendido de segunda à sexta, das 8h do dia 6 de setembro até às 16h do dia 1º de outubro de 2021, com a taxa do valor da inscrição de R$90,00. O candidato deve registrar no assunto da mensagem: Edital nº 45, (Nome Candidato) -Inscrição.

Terão direito à isenção da taxa de inscrição no concurso público, os candidatos que: pertençam a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo nacional; e sejam doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. O candidato poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, no período compreendido entre às 9h do dia 30 de agosto até às 16h do dia 2 de setembro de 2021, por meio do mesmo endereço de e-mail, registrando no assunto da mensagem: Edital nº 45, (Nome Candidato) - Requerimento de Isenção.

No ato da inscrição, o candidato anexará a ficha de inscrição, disponível no site da Unirio, devidamente preenchida, além dos seguintes documentos digitalizados no formato PDF:

  • comprovante do pagamento da taxa de inscrição;
  • currículo lattes das atividades de formação acadêmicas, técnico-científicas, artísticas, culturais e profissionais desenvolvidas;
  • prova de quitação com o serviço militar, quando couber;
  • prova de quitação com o com a justiça eleitoral;
  • cópia da carteira de identidade ou passaporte, em caso de candidato com outra nacionalidade, que não a brasileira;
  • prova de que é portador de visto válido, no caso de o candidato apresentar o passaporte;
  • histórico escolar expedido por instituição oficial reconhecida e que esteja relacionado, ou afim, à Área de Conhecimento/Disciplina em concurso;
  • declaração, por escrito, que conhece e aceita as instruções vigentes para o Concurso e se responsabiliza pela veracidade das informações prestadas.

O local, o dia e a hora de sua instalação para o início do processo do concurso serão anunciados aos candidatos inscritos com antecedência mínima de cinco dias úteis, por meio do endereço de email.

Provas

O concurso para a carreira de magistério superior abrangerá uma prova escrita; uma prova didática; prova de títulos; e defesa de memorial. Os candidatos receberão, em mensagem eletrônica, o cronograma das etapas e lista dos procedimentos e do protocolo de biossegurança que serão exigidos em decorrência da pandemia de Covid-19.

A prova escrita terá caráter eliminatório e candidato deverá obter média aritmética mínima igual a sete para a aprovação. O tema da prova será sorteado de uma lista de cinco a 20 pontos, elaborada pela Comissão Examinadora e, as notas registradas pelos examinadores individualmente aos candidatos deverão ser divulgadas pelo Presidente da Comissão Examinadora, no site eletrônico da Unirio/Progepe.

A prova didática consistirá na apresentação oral de tema sorteado com 24 horas de antecedência, em relação ao início da aula a ser ministrada. Antes do início da prova didática, cada candidato entregará à Comissão Examinadora seu plano de aula, com cópia para todos os membros. A prova será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, terá duração de 60 minutos, sendo vedada a sua assistência pelos demais candidatos.

A prova de títulos deverá ser realizada como etapa posterior à prova escrita e somente apresentarão os títulos os candidatos aprovados na prova escrita, 24 horas após a divulgação das notas. Na prova de títulos serão considerados os documentos comprobatórios da formação profissional, aperfeiçoamento, atividades docentes, científicas e culturais, realizações profissionais e trabalhos publicados, obedecendo a uma escala de valores específica estabelecida pela Comissão Examinadora - Barema.

O prazo de validade dos concursos de que trata este edital é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Os programas e demais instruções complementares estarão à disposição dos interessados nos locais de inscrição e no sítio eletrônico da Unirio/Progepe.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo em nosso site.

Jornalista: Júlia Guimarães
Compartilhe: