UFPI reabre inscrições de Processo Seletivo para técnico em libras

A vaga se dá para profissional de nível superior para atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público da UFPI
Sexta-feira, 27 de maio de 2022 às 14h40
UFPI reabre inscrições de Processo Seletivo para técnico em libras

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou a reabertura das inscrições de seu mais novo Processo Seletivo destinado à contratação temporária de Profissional Técnico Especializado em Língua de Sinais (LIBRAS), de nível superior, para atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público da UFPI.

A nota (retificação I - reabertura) se deu por conta da não aprovação de candidatos na seletiva, por isso, a UFPI decidiu reabrir as inscrições no período do dia 26 de maio de 2022 até às 23h59 do dia 9 de junho de 2022, observando o horário local e por meio do site da universidade. Vale ressaltar que a inscrição terá o valor de R$ 100,00.

A função se dá para a área de Profissional Técnico Especializado em Língua de Sinais (1), no campus Amilcar Ferreira Sobral e possui jornada de trabalho de 40 horas semanais, com remuneração no valor de R$ 4.180,66, mais o acréscimo dos auxílios alimentação e transporte.

O candidato deverá possuir bacharelado em Letras Libras; ou graduação em curso de nível superior mais o exame de proficiência em tradução/interpretação libras/português (prolibras) ou curso de formação de intérpretes de libras ou especialização em tradução/libras. Dentro do total de funções, há vagas exclusivas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.

A função deverá traduzir e interpretar textos diversos do português para Libras e vice-versa; traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras ou atividades didático pedagógicas; assessorar durante as atividades de ensino, pesquisa ou extensão; realizar interpretações simultâneas durante eventos, reuniões, concursos públicos, processos seletivos; assessorar depoimentos em juízo perante órgãos e setores administrativos, policiais, culturais, sociais, políticos e de saúde; participar da produção de material técnico, didático-pedagógico ou de informática; participar de formações propostas pela chefia imediata; executar outras atividades assemelhadas, segundo o interesse da UFPI e competência do cargo/função de tradutor e intérprete em Libras, além de outras previstas na legislação vigente.

E para participar, o candidato deve: ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo dos direitos políticos, nos termos da Constituição Federal; estar em gozo dos direitos políticos; estar quite com as obrigações eleitorais; estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos; ter idade mínima de 18 anos na data de contratação; dentre outros requisitos presentes na seletiva.

Procedimentos para a participação

A seleção será por meio de prova prática e prova de títulos. A prova prática será avaliada até 100 pontos e versará sobre a modalidade escrita e a modalidade oral. Já a prova de títulos levará em conta a formação e o tempo de experiência do candidato.

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de um ano, contado da data de publicação do edital de homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, por igual período, uma única vez.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo presente em nosso site.

Jornalista: Júlia Guimarães
Compartilhe: