A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu processos seletivos para contratar professores substitutos para preencher 3 vagas em níveis de magistério superior e de ensino básico, técnico e tecnológico. Os editais exigem formação mínima de mestrado ou licenciatura, conforme o cargo.
Segundo os editais, as oportunidades são para os cargos de:
- Professor Substituto do Magistério Superior - Instituto de Ciências Agrárias, na área de Tecnologia de Produtos Florestais (1 vaga)
- Professor Substituto do Magistério Superior - Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação, na área de Educação Especial e Inclusiva (1 vaga)
- Professor Substituto do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional, na área de Educação Física (1 vaga)
A carga horária pode ser de 20 ou 40 horas semanais, conforme o cargo. A remuneração varia de R$ 3.090,43 a R$ 8.058,29, de acordo com titulação e regime de trabalho, acrescida de auxílio-alimentação.
As inscrições estarão abertas por 10 dias corridos, a partir do dia subsequente à publicação dos editais, ocorrendo de 20 de fevereiro de 2026 a 1º de março de 2026, exclusivamente pelo site https://aplicativos.ufmg.br/gprocss/#/editais. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
A seleção será realizada por análise de documentos e entrevistas, conforme cada edital. Todas as etapas, datas e orientações constam nos editais disponíveis no site da UFMG.
Os contratos terão vigência inicial até 31 de julho de 2026 ou até 1º ou até 2 de fevereiro de 2027, conforme o cargo, podendo ser prorrogados até o limite máximo de 2 anos, a critério da universidade e conforme a necessidade da vaga.
O prazo de validade de cada processo seletivo é de até 2 anos, de acordo com a legislação vigente, com possibilidade de prorrogação conforme interesse institucional.
Mais informações podem ser obtidas nos editais completos.
Dê o play e acompanhe esta notícia no formato podcast.
































