TRF 1ª Região divulga Concurso Público para Juiz Federal

Vaga é para cargo de Juiz Federal Substituto; saiba como participar
Terça-feira, 21 de março de 2023 às 11h35
TRF 1ª Região divulga Concurso Público para Juiz Federal

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região informa a todos sobre a realização do Concurso Público destinado ao provimento de uma vaga e a formação de cadastro de reserva para o cargo de Juiz Federal Substituto.

Para participar, é necessário ter concluído o curso de bacharelado em Direito, em alguma instituição pública ou particular reconhecida pelo MEC e ter exercido atividade jurídica pelo período mínimo de três anos, contados a partir da obtenção do grau.

O valor do subsídio do cargo de Juiz Federal Substituto do TRF1 é de R$ 32.004,65.

As inscrições para o Concurso Público deverão ser realizadas no site da FGV Conhecimento, das 16h do dia 27 de março de 2023 às 16h do dia 4 de maio de 2023, e terão uma taxa de R$ 320,00.

Podem solicitar isenção da taxa de inscrição os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o doador de medula mediante solicitação e comprovação.

O prazo é das 16h do dia 27 de março até às 16h do dia 29 de março de 2023, no site acima mencionado.

Já a classificação será realizada por meio de cinco etapas: prova objetiva seletiva; provas escritas (discursiva e prática de sentença); inscrição definitiva; sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico; prova oral e quinta avaliação de títulos.

A prova objetiva seletiva está prevista para o dia 23 de julho de 2023 e será composta por 100 questões sobre os seguintes temas: Direito Constitucional, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Financeiro e Tributário, Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Internacional Público e Privado, e Noções Gerais de Direito e Formação Humanística.

A primeira etapa, Prova Objetiva Seletiva, e a segunda etapa, Provas Escritas (Discursiva e Prática de Sentenças), serão realizadas nas cidades de Belém - PA, Boa Vista - RR, Brasília - DF, Cuiabá - MT, Goiânia - GO, Macapá - AP, Manaus - AM, Palmas - TO, Porto Velho - RO, Rio Branco - AC, Salvador - BA, São Luís - MA e Teresina - PI. As demais etapas serão realizadas na cidade de Brasília - DF.

O prazo de validade do certame é de dois anos, prorrogável uma vez por igual período, contado da publicação da homologação do resultado final.

Mais informações sobre o Concurso Público em questão podem ser obtidas no edital de abertura, que encontra-se disponível em nosso site para consulta.

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: