SSPM publica retificação de Concurso Público para admissão de alunos ao Colégio Naval

O Concurso será para o ingresso em internato por três anos letivos na sede em Angra dos Reis
Terça-feira, 10 de maio de 2022 às 09h23
SSPM publica retificação de Concurso Público para admissão de alunos ao Colégio Naval

O Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) divulgou a primeira retificação de seu novo Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval em 2022 na sede em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para ingresso no ensino Militar-Naval.

O documento mais recente (retificação II) alterou os locais de realização das provas em cidades dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo e Amazonas.

De acordo com nota (retificação I), o candidato deverá estar no local de realização da prova escrita objetiva com a antecedência necessária, observando que os portões de acesso aos locais de realização das provas serão abertos às 8h e fechados às 9h (horário de Brasília). Após o fechamento dos portões, o limite para se apresentar na sala será até às 9h50.

O certame oferece 129 vagas para estudantes, sendo elas 117 para o sexo masculino e 12 para o feminino. O curso será totalmente gratuito, e o aluno receberá remuneração total de R$ 1.398,30, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Dentro do total de funções, há vagas exclusivas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.

O ingresso no curso de Preparação de Aspirantes será efetivado no ato da matrícula, e o ciclo escolar será conduzido em regime de internato e terá a duração de três anos letivos com ensino básico, em nível médio.

Para se inscrever, o candidato deve ser brasileiro nato, de ambos os sexos; ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2023; ter concluído, com aproveitamento ou estar em fase de conclusão do nono ano do ensino fundamental; ter autorização do responsável legal para incorporação à Marinha; ter altura mínima de 1,54m e máxima de 1,95m; entre outros requisitos presentes no certame.

Procedimentos para participação:

As inscrições foram realizadas, exclusivamente, na página oficial do SSPM entre 8h do dia 21 de março de 2022 até às 23h59 do dia 24 de abril de 2022, conforme o horário oficial de Brasília/DF. Vale ressaltar que a taxa de inscrição será no valor de R$ 100,00. Poderá solicitar a isenção o candidato que pertença à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional, bem como para o candidato que for doador de medula óssea registrado em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, entre os dias 21 de março de 2022 a 24 de abril de 2022 no endereço para a isenção.

A seleção do Concurso será composta prova escrita objetiva com 40 questões de matemática e inglês; prova escrita objetiva com 50 questões englobando saberes de estudos sociais, ciências e português; redação; e eventos complementares constituídos de: inspeção de saúde; teste de aptidão física de ingresso com provas de natação e corrida; avaliação psicológica; e verificação de documentos. As provas objetivas estão previstas para ocorrerem nos dias 2 e 3 de julho de 2022.

As provas e eventos complementares serão realizadas em cidades dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo e Amazonas.

O ciclo escolar será conduzido em regime de internato e terá a duração de três anos letivos.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo presente em nosso site.

Jornalista: Júlia Guimarães
Compartilhe: