Processo Seletivo é destinado ao Comando do 7º Distrito Naval para serviço voluntário

A seleção se destina à contratação temporária de 21 voluntários de nível superior em caráter temporário
Quinta-feira, 18 de novembro de 2021 às 09h06
Processo Seletivo é destinado ao Comando do 7º Distrito Naval para serviço voluntário

O Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN) da Marinha do Brasil tornou pública a abertura de inscrições para seu novo Processo Seletivo que visa a convocação de profissionais de nível superior, de ambos os sexos, para a prestação do serviço militar voluntário temporário como Oficial de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2), a fim de suplementar o efetivo de militares na área de jurisdição do 7º DN, no Distrito Federal.

As 21 vagas se disponibilizam em três áreas, da seguinte forma:

  • Área de Apoio a Saúde: enfermagem (4); e nutrição (2);
  • Área Técnica: administração (3); biblioteconomia (3); comunicação social (2); direito (1); informática (3); e serviço social (1);
  • Área de Técnica Magistério: educação física (1); e pedagogia (1);

Para participar, o candidato deve: ser voluntário; ser brasileiro nato; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade até 12 de setembro de 2022, data da incorporação; possuir bons antecedentes de conduta; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares; não ser portador de Certificado de Isenção do Serviço Militar devido às suas condições morais, físicas ou mentais; ter, no máximo, seis anos de tempo de Serviço Militar prestado, até a data de sua incorporação; ter, no máximo, o posto de Primeiro-Tenente; não estar na condição de réu em ação penal; não acumular qualquer cargo, emprego ou função pública, na Administração Pública; entre outros requisitos.

Vale ressaltar ainda que para ingresso em todos os corpos e quadros da Marinha do Brasil, a atura mínima é de 1,54m para homens e mulheres. Já a altura máxima é de 2,00m para ambos os sexos.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas no período das 8h do dia 23 de novembro de 2021 às 23h59 do dia 5 de dezembro de 2021, conforme o horário de Brasília/BF, via internet, através do endereço do Comando do 7º Distrito Naval. Para que seja confirmada, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 140,00.

Seleção:

A seleção conta com sete etapas, divididas em: prova objetiva, verificação de dados biográficos e verificação documental, inspeção de saúde, teste de aptidão física, prova de títulos, designação à incorporação, e incorporação.

A prova objetiva está prevista para o dia 20 de fevereiro de 2022 e terá duração de três horas e valerá 100 pontos, contando com 50 questões de múltipla escolha cada uma com cinco opções de resposta, das quais apenas um será correta e que englobam os saberes de língua portuguesa e formação militar-naval.

A verificação de dados biográficos, pretende verificar se o voluntário preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha do Brasil, por meio de consultas às Secretarias de Segurança Pública Estaduais, às Superintendências Regionais do Departamento de Polícia Federal, dentre outros órgãos. Já na verificação documental, os voluntários deverão entregar nos locais indicados pelo Com7ºDN, mediante apresentação de documento oficial de identidade com fotografia, a ficha preenchida, datada e assinada pelo voluntário, acompanhada das fotocópias devidamente encadernadas, numeradas e rubricadas pelo voluntário dos documentos exigidos no edital.

Os convocados para a prova de inspeção de saúde, deverão comparecer ao local indicado pelo Com7ºDN para a IS, com a antecedência necessária, observando repouso auditivo de 14 horas, portando o comprovante de inscrição e um documento oficial de identificação, original, com fotografia e dentro da validade, caneta esferográfica azul ou preta, prancheta, a ficha de Anamnese Dirigida preenchida. Os homens deverão portar calção de banho e as mulheres biquíni, não necessitando estar em jejum. Os exames realizados serão: exames clínicos e complementares; audiometria; oftalmologia geral; biometria; e exame odontológico geral.

O teste de aptidão física, tem como propósito aferir se a aptidão física do voluntário preenche os padrões físicos exigidos por meio de provas de natação e corrida. A prova de inspeção de saúde e o teste de aptidão física estão previstas para o período de 9 de maio a 25 de junho de 2022.

Já a pontuação dos títulos será conforme os certificados do candidato e seu tempo de experiência na função, valendo até 100 pontos.

Vigência:

O prazo de validade de prestar o serviço militar voluntário é por um período mínimo de 12 meses.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.

Jornalista: Júlia Guimarães
Compartilhe: