Prefeitura de Rio Claro - SP retifica Concurso Público para guarda civil municipal

Candidatos devem se atentar ao novo período de inscrições e demais mudanças no edital; confira
Quarta-feira, 19 de janeiro de 2022 às 10h10
Prefeitura de Rio Claro - SP retifica Concurso Público para guarda civil municipal

No estado de São Paulo, a Prefeitura de Rio Claro torna pública uma nova retificação do Concurso Público que tem como objetivo a admissão de guarda civil municipal classe inicial - nível I.

Segundo o Edital Retificado, os interessados em participar podem realizar sua inscrição das 10h do dia 19 de janeiro às 17h do dia 17 de fevereiro de 2022, observado o Horário Oficial de Brasília/DF, pelo site do Instituto Mais. Há taxa de participação no valor de R$ 55,00. No entanto, é possível solicitar a isenção nos dias 19 e 20 de janeiro de 2022. Já a realização da prova objetiva está prevista para o dia 3 de abril de 2022.

Ainda conforme consta no documento, são ofertadas 40 vagas para o cargo mencionado.

Retificações anteriores

A Prefeitura de Rio Claro torna público o comunicado de retomada dos atos do Concurso Público com a reabertura das inscrições e retificação do Edital nº 1/2020, na íntegra.

Em documento divulgado anteriormente (retificação I), houve alteração no quantitativo de vagas.

O Certame

Para participar, é necessário o ensino médio completo; carteira nacional de habilitação (CNH), no mínimo, categoria "A/B", válida; possuir altura mínima de 1,70m (um metro e setenta centímetros) para candidatos do sexo masculino e de 1,60m (um metro e sessenta centímetros) para candidatas do sexo feminino; ter idade igual ou superior a 18 anos, na data de encerramento das inscrições.

O profissional contratado deverá desempenhar atividades em carga horária de 40 horas semanais e será beneficiado com vencimento no valor de R$ 1.749,35 ao mês..

Vale ressaltar que a classificação dos candidatos inscritos consistirá nas seguintes etapas:

  • 1º etapa: Prova objetiva, constituída de conhecimentos gerais e específicos nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, nações de legislação municipal, noções de informática e conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório.
  • 2º etapa: Teste de aptidão física / exame antropométrico e teste de aptidão física, de caráter eliminatório e classificatório.
  • 3º etapa: Prova de direção veicular - motocicleta e veículo categoria "B", de caráter eliminatório.
  • 4º etapa: Investigação social e comportamental, de caráter eliminatório.
  • 5º etapa: Avaliação psicotécnica específica, com análise de perfil para o cargo, de caráter eliminatório.
  • 6º etapa: Exame médico específico e toxicológico, de caráter eliminatório.

O candidatos habilitados nessas etapas, deverão ingressar no Curso de Formação de Guarda Civil Municipal Classe Inicial, incorporados como Guarda Civil Municipal "Aluno" , que receberá uma bolsa auxílio no valor proporcional a 66% do vencimento Inicial base da Guarda Civil Municipal Classe Inicial - Nível I, Grau A, sem demais verbas e gratificações.

Após a realização e aprovação no curso, o candidato será efetivado como guarda civil municipal "classe inicial", iniciando seu estágio probatório até completar três anos de efetivo exercício, sendo avaliado durante todo o período, na forma prevista em regulamento, como condição para aquisição de estabilidade no serviço público.

Este Concurso Público será válido por dois anos e poderá ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Para mais detalhes e informações, acesse o edital de abertura disponibilizado em nosso site para consulta.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: