Polícia Civil - PA retifica cronograma do edital para Delegado

Terça-feira, 26 de novembro de 2013 às 08h19
Polícia Civil - PA retifica cronograma do edital para Delegado

Consta na página 5 do Diário Oficial do Estado do Pará desta terça-feira, 26 de novembro de 2013, o edital 36/2013 de retificação referente à alteração de cronograma do concurso público 001/2013 da Polícia Civil do Estado (PC - PA), para o cargo de Delegado classe A.

No documento, a informação é de que a convocação para a avaliação criminal e social e o resultado definitivo da 5ª fase (prova oral) serão no dia 29 de novembro de 2013; já a entrega de documentos para essa avaliação criminal e social será nos dias 9 e 10 de dezembro de 2013. A aplicação dessa prova acontecerá na data provável de 13 de dezembro de 2013 e seu resultado será divulgado em 18 de dezembro de 2013. Os recursos, por sua vez, poderão ser interpostos nos dias 19 e 20 de dezembro de 2013, com resultado na data provável de 6 de janeiro de 2014. Nessa mesma data será divulgado o resultado final da 1ª etapa do concurso.No mês de março do presente ano, já havia sido publicada retificação referente aos subitens que tratam da reinscrição de candidatos dos concursos 160 e 161 que foram anulados; do horário de fechamento dos portões para a prova objetiva; da convocação dos candidatos aprovados; e da condição de concorrência às vagas para pessoas com deficiência por aqueles que foram reprovados na perícia.

Além disso, também foi divulgada a alteração da data da prova objetiva do certame, que passou a ser de 5 de maio de 2013, nos municípios de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Santarém e Redenção. Essas retificações podem ser conferidas no seguinte endereço eletrônico: www.uepa.br.

O concurso em questão destina-se ao provimento de 150 vagas de Delegado classe A, sendo oito delas para pessoas com deficiência. A remuneração será de R$ 7.695,02 para jornada de 40h semanais em regime de dedicação exclusiva.

Para fazer parte da seleção, o candidato teve que comprovar nível superior em Direito e realizar sua inscrição de 20 de fevereiro de 2013 a 17 de março de 2013 pelo endereço eletrônico paginas.uepa.br, sob taxa de R$ 47,50.

Os profissionais inscritos foram submetidos a uma primeira etapa de avaliações, com a responsabilidade da Universidade do Estado do Pará (UEPA), composta por prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, na data, horário e locais indicados nas retificações. Houve, ainda, prova de capacitação física compreendendo teste de corrida de 12 minutos, teste abdominal, teste de flexo-extensão de cotovelos (apoio) e natação. Na sequência houve exames médicos e exame psicológico. As três provas tiveram caráter eliminatório. Depois veio a prova oral, de caráter eliminatório e classificatório sobre conhecimentos específicos limitados às disciplinas de direito penal, processual penal, direito administrativo e constitucional. Por fim, nessa mesma etapa acontecerá a investigação criminal e social, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da própria Polícia Civil.

Em uma segunda etapa acontecerá o curso técnico profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Polícia Civil, no município de Marituba e com duração de 380 horas-aula distribuídas em aulas técnicas e práticas e em estágios supervisionados nas unidades policiais, no horário matutino e vespertino.

O concurso será válido por seis meses, a contar de sua homologação e poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez. Para mais detalhes, consulte o edital em nosso site.

Fonte: www.ioepa.com.br - página 6 da edição de 25 de janeiro de 2013, caderno 2.

Compartilhe: