PM - PA divulga Processo Seletivo com 110 vagas

Oportunidades são destinadas ao Curso de Habilitação de Oficiais do Quadro de Oficiais da Polícia Militar; veja mais detalhes
Terça-feira, 28 de dezembro de 2021 às 14h15
PM - PA divulga Processo Seletivo com 110 vagas

A Polícia Militar do Pará divulga a realização de um novo Processo Seletivo que tem como objetivo a admissão ao Curso de Habilitação de Oficiais do Quadro de Oficiais da Polícia Militar - CHO/PMPA/2021, a funcionar na Academia de Polícia Militar "Cel Fontoura", no Município de Marituba.

De acordo com o edital, serão preenchidas 110 vagas, distribuídas entre Oficiais de Administração (QOAPM) (98); Oficiais Especialista/Saúde (QOEPM) (9) e Oficiais Especialista/Músicos (QOEPM) (3).

O Curso de Formação de Oficiais terá duração mínima de dez meses, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, em atendimento às exigências do binômio ensino/aprendizagem. Concluído o Curso de Habilitação de Oficiais PM, os policiais militares formados serão lotados de acordo com o interesse da Administração Policial Militar, em qualquer município do Estado do Pará.

A seleção para ingresso no Curso de Habilitação de Oficiais PM (CHO/PMPA/2021) de nível médio ou superior, de que trata este edital, será realizada nos municípios de Belém, Marabá e Santarém no estado do Pará.

Para concorrer às vagas, é necessário ter no máximo 50 anos de idade, se Segundo Sargento, Primeiro Sargento e o Subtenente, deverá possuir o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) ou ter curso superior em nível de graduação, com diploma expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); se Terceiro Sargento, deverá ter no mínimo dois anos de graduação e ter curso superior em nível de graduação, com diploma expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); dentre outros requisitos que constam no edital.

Procedimentos para participação

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições no período de 6 a 20 de janeiro de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da Fadesp. Vale ressaltar que, o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 deve ser efetuado até às 23h59 do dia 21 de janeiro de 2022.

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante a análise dos requisitos para inscrição, de caráter eliminatório, seguida de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para ser realizada no dia 20 de fevereiro de 2022, e por fim avaliação psicológica, médica e física.

Dito isto, o conteúdo programático será constituído por questões de língua portuguesa, atualidades, raciocínio lógico, noção de direito constitucional, noção de direito administrativo, noção de direito penal, noção de direito processual penal, noção de direito penal militar, noção de direito processual penal militar, legislação especial, noção de direitos humanos e legislação institucional.

O prazo de validade do presente Processo Seletivo será de um ano, contado da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: