Marinha Mercante abre 370 vagas para Segundo Oficial de Máquinas e Náutica

Inscrições abertas para cursos na Marinha Mercante com 370 vagas disponíveis em todo o Brasil. Venha se tornar um oficial de máquinas ou de náutica!
Terça-feira, 13 de novembro de 2012 às 13h05
Marinha Mercante abre 370 vagas para Segundo Oficial de Máquinas e Náutica

Começa hoje (13) o período de inscrições para o processo seletivo de admissão, que oferta 370 vagas para os Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM) e de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica (ASON) da Marinha Mercante. O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) é o órgão coordenador e executor do Processo Seletivo, designado pelo Diretor de Portos e Costas.

Segundo consta em edital, os cursos serão ministrados em regime de externato no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro; no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém; na Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro; e na Fundação de Estudos do Mar (Femar), no Rio de Janeiro.

As vagas para ASOM estão distribuídas da seguinte maneira: 90 para Ciaga; 60 para Femar e 50 para Ciaba. Para ASON, são 60 vagas para a Universidade Petrobras; 60 para Femar e 50 para Ciaba.

Os interessados poderão se inscrever a partir das 12h desta terça-feira e até as 23h59 do dia 9 de dezembro, através do site www.ciaga.mar.mil.br. Neste endereço eletrônico, o candidato deverá clicar no link "ASOM/N 1.2013", em seguida em "Inscrições on-line", preencher o formulário de inscrição, imprimir e efetuar o pagamento do boleto referente à taxa, no valor de R$ 50,00.

Podem concorrer às oportunidades homens e mulheres, com idade entre 18 e 40 anos em 1º de janeiro de 2013, que estejam em dia com as obrigações civis e militares (homens), e que não tenham sido licenciado ou excluído do serviço ativo nas Forças Armadas ou Forças Auxiliares, assim como demitido por perda de posto e patente.

Além disso, os interessados em disputar as vagas para ASOM devem possuir curso de bacharelado em Engenharia Naval, Mecânica, Industrial Mecânica, Produção, Mecatrônica, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Automação ou Automação e Controle. Ou curso de tecnologia em Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval, Manutenção de Sistemas de Máquinas e Equipamentos, Manutenção Industrial, Fabricação Mecânica, Processos de Produção, Metalurgia e Materiais ou Mecatrônica.

Já para participar da seleção ao curso de ASON, os concorrentes devem possuir bacharelado em qualquer Engenharia, Astronomia, Oceanografia, Meteorologia, Matemática, Física, Química, Química Industrial, Estatística, Economia, Administração ou Informática; curso de tecnologia em Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval, Naval; ou licenciatura em Matemática, Física ou Química.

O processo seletivo será constituído das seguintes etapas:

1ª etapa

  • Exame de Conhecimentos (eliminatória e classificatória) - questões de inglês, português, matemática e física no dia 3 de fevereiro de 2013, às 9h, em locais divulgados posteriormente;

2ª etapa

  • Avaliação de Atestados Médicos e Exames de Saúde (eliminatória) - em data, local e horário a serem divulgados posteriormente;

3ª etapa

  • Teste de Suficiência Física (eliminatória) - realizado entre os dias 18 e 21 de março de 2013;

4ª etapa

Período de Adaptação e de Verificação de Documentos (eliminatória). Para a verificação de documentos, os candidatos deverão apresentar:

  • Documento oficial de identificação válido e com fotografia (cópia autenticada);
  • CPF (cópia autenticada);
    Certidão de Quitação Eleitoral, acompanhada da correspondente validação da certidão emitida após 1 de março de 2013;
  • Certificado de Reservista ou outro documento que comprove a quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino (cópia autenticada);
  • Diploma de curso de graduação ou certidão/declaração de conclusão de curso de graduação pertinente ao ASOM ou ASON (cópia autenticada);
  • Comprovante de residência.

5ª etapa

  • Matrícula.

As 1ª, 2ª e 3ª etapas serão realizadas nas cidades relacionadas no Anexo II do edital.

A validade do Processo Seletivo encerra-se, individualmente por Curso e local de realização, na data de matrícula, podendo também ser estendida individualmente.

Compartilhe: