Marinha do Brasil oferece 160 vagas ao Corpo Auxiliar de Praças

Marinha abre Processo Seletivo com 160 vagas para Corpo Auxiliar de Praças. Inscrições online e presenciais! Se prepare para as provas e seja aprovado!
Quinta-feira, 10 de julho de 2008 às 08h48

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) (www.ensino.mar.mil.br) realizará Processo Seletivo para preenchimento de 160 vagas ao Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (PSA-CAP).

Sobre as Inscrições:

  • As inscrições serão realizadas em âmbito nacional, na página oficial da DEnsM, www.ensino.mar.mil.br, no link "Concursos", entre 8h00 do dia 30 de julho e 16h30min do dia 12 de agosto de 2008, horário oficial de Brasília-DF;
  • Poderá ainda, ser efetuada nos dias úteis entre 30 de julho e 12 de agosto de 2008, das 8h30min às 16h30min, nas Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Divulgação e Inscrição - ORDI (Consultar Anexo I do Edital).
  • O valor da Taxa de Inscrição será de R$ 19,00.

As vagas oferecidas são as seguintes:

. Nível Técnico: Técnico em Administração (7); Técnico em Administração Hospitalar (1); Técnico em Artes Gráficas (2); Técnico em Contabilidade (33); Técnico em Desenho de Arquitetura (1); Técnico em Desenho Mecânico (3); Técnico em Edificações (1); Técnico em Eletrônica (5); Técnico em Eletrotécnica (2); Técnico em Enfermagem (13); Técnico em Estatística (4); Técnico em Estruturas Navais (1); Técnico em Geodésia e Cartografia (1); Técnico em Higiene Dental (6); Técnico em Mecânica (2); Técnico em Meteorologia (10); Técnico em Nutrição e Dietética (1); Técnico em Patologia Clínica (15); Técnico em Processamento de Dados (30); Técnico em Prótese Dentária (1); Técnico em Química (2); Técnico em Radiologia Médica (9); Técnico em Reabilitação (2); Técnico em Secretariado (5); Técnico em Telecomunicações (3).

Sobre a realização das Provas:

O Processo Seletivo será constituído pelas seguintes etapas: Seleção Inicial (SI) - composta de Provas Escritas de Conhecimentos Profissionais, Provas de Expressão Escrita; e Eventos Complementares constituídos de: Verificação de Dados Biográficos (VDB), Seleção Psicofísica (SP), Teste de Suficiência Física (TSF), e Exame Psicológico (EP); e Curso de Formação (CF).

A parti de 18 de setembro de 2008, os locais e horários de realização das provas, serão divulgados nas Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Divulgação e Inscrição - ORDI e no endereço eletrônico www.ensino.mar.mil.br.

  • As Provas Escritas de Conhecimentos Profissionais serão compostas de 50 questões objetivas. As Provas de Expressão Escrita serão constituídas de uma Redação Dissertativa, que deverá ser escrita em letra cursiva, com idéias claras, coerentes e objetivas, cujo título versará sobre assunto considerado de importância pela Administração Naval.
  • Os candidatos convocados para a realização dos Eventos Complementares deverão comparecer no local previsto de cada evento, no mínimo 1 hora de antecedência, portando o Comprovante de Inscrição e Documento Oficial de Identificação, original, com fotografia.
  • A Aptidão Física do candidato será aferida através de Teste de Suficiência Física (TSF) de Natação e Corrida. Para não ser eliminado do processo seletivo, o candidato deverá nadar o percurso de 25 metros no tempo máximo de 2 minutos e 30 segundos (para ambos os sexos) e correr o percurso de 1.800 metros, para o sexo masculino, e 1.600 metros, para o sexo feminino, no tempo máximo de 12 minutos.
  • O Exame Psicológico (EP) será aplicado pelo Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), situado na Praça Barão de Ladário, s/nº - Centro - Rio de Janeiro-RJ. Este utilizará técnicas e instrumentos psicológicos a fim de encontrar candidatos com características intelectivas, motivacionais e de personalidade compatíveis com os perfis psicológicos exigidos pela carreira militar.

Os candidatos aprovados e classificados serão matriculados no Curso de Formação (CF), onde receberão preparo necessário para o exercício de funções no Serviço Ativo da Marinha (SAM).

O Prazo de Validade do Processo Seletivo e Aproveitamento de Candidatos Reservas terminará na data do encerramento do período de adaptação.

Compartilhe: