Marinha do Brasil anuncia Processo Seletivo com 293 vagas

O valor da taxa de inscrição será de R$ 65,00; veja como concorrer
Quinta-feira, 18 de maio de 2023 às 14h36
Marinha do Brasil anuncia Processo Seletivo com 293 vagas

A Marinha do Brasil anunciou a realização do Concurso Público, que tem como objetivo a Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, estado do Pará.

A instituição busca o preenchimento de 293 vagas, sendo 174 vagas para o CIAGA e 119 vagas para o CIABA .

São requisitos para participar do Processo Seletivo: ser brasileiro nato, com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 1º de janeiro de 2024; ter concluído, com aproveitamento, o curso do ensino médio ou equivalente, em instituição oficialmente reconhecida, até 29 de janeiro de 2024; não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável; ter a altura mínima de 1,54m e a máxima de 2,00m, estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral; dentre outros requisitos detalhados no documento.

Os Cursos são constituídos de dois períodos, sendo um período acadêmico composto de seis semestres letivos, em regime de internato, com saídas (licenças) nos fins de semana, feriados e nas férias escolares, um período de estágio embarcado com duração mínima de 12 meses de efetivo, embarque e que deve ser completado em, no máximo, 24 meses. É realizado em embarcações mercantes, de apoio marítimo ("offshore") e/ou plataformas, quando os alunos, como Praticantes de Oficial de Máquinas ou de Náutica, terão a oportunidade de aplicar e praticar, com supervisão, os conhecimentos adquiridos durante o período acadêmico.

Os cursos são gratuitos, sendo oferecidas remuneração mensal durante o período em que estiver matriculado no NFORM, cujo valor está previsto em legislação, devido à condição de militar da ativa da MB, alimentação e alojamento durante o período acadêmico e o estágio de instrução, assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa durante o período, acadêmico e o estágio de instrução, andaina de uniformes.

As inscrições poderão ser realizadas de 15 a 25 de maio de 2023, pelo site da Marinha. O valor da taxa de inscrição será de R$ 65,00.

A classificação dos candidatos acontecerá por meio de quatro etapas, sendo elas o Exame de Conhecimentos; Seleção Psicofísica; Teste de Suficiência Física; Adaptação e Verificação de Documentos. O exame de conhecimentos está previsto para ocorrer entre os dias 19 e 20 de agosto de 2023. A seleção psicofísica ocorrerá entre os dias previstos de 11 de outubro a 21 de novembro de 2023.

A validade do Processo Seletivo irá se encerrar em 29 de janeiro de 2024, data da matrícula no primeiro ano escolar do Curso. Para mais informações acesse o edital completo em nosso site.

Jornalista: Murilo Oichi
Compartilhe: