Marinha do Brasil abre processo Seletivo para voluntários em Rondônia e no Amazonas

Os interessados devem realizar sua inscrição online e o pedido de isenção da taxa de forma presencial, quando se enquadrarem nas condições dispostas no edital; confira
Segunda-feira, 8 de janeiro de 2024 às 12h50
Marinha do Brasil abre processo Seletivo para voluntários em Rondônia e no Amazonas

A Marinha do Brasil por meio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), dispões novo Processo Seletivo destinado à convocação de profissionais de ambos os sexos, para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) temporário como o Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2), nos municípios de Manaus - Amazonas, Tabatinga - Amazonas e Porto Velho - Rondônia.

Segundo o edital, no momento há 44 vagas existente, distribuídas de acordo com sua especialidade:

Área Industrial:

  • Para prestação do SMV como Cabo (CB): Edificações (1); Eletrotécnica (1); Geodésia e Cartografia (4); Marcenaria (2); Motores (6); Metalurgia (7); Telecomunicações (1).

Área da Saúde:

  • Para prestação do SMV como Cabo (CB): Enfermagem (3); Patologia Clínica (1); Prótese Dentária (1).

Área de Apoio

  • Para prestação do SMV como Cabo (CB): Administração (9); Ciências Contábeis (2); Processamento de Dados (4).

Área Administrativa

  • Para prestação do SMV como Marinheiro Especializado (MNE): Motorista (4).

Para participar, o candidato deve cumprir algumas exigências, como por exemplo: ser voluntário; ser brasileiro nato ou naturalizado; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, na data da incorporação; possuir bons antecedentes de conduta; ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino fundamental e do Curso de Formação Continuada de Trabalhadores; ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio e do curso de nível técnico relativo à profissão a que concorre ou ter concluído o nível superior (bacharelado); voluntários às vagas de motorista deverão possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D ou E; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares; não ser portador de Certificado de Isenção do Serviço Militar devido às suas condições morais, físicas ou mentais; ter, no máximo, seis anos de tempo de Serviço Militar prestado, até a data de sua incorporação.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, no período de 5 a 19 de janeiro de 2024, por meio da página do Com9ºDN. A inscrição será confirmada após o pagamento da taxa no valor de R$ 65,00.

Os interessado em em isentar a taxa devem imprimir, preencher, datar, assinar e entregar o requerimento diretamente no Com9ºDN, situado à rua Bernardo Ramos s/nº, Ilha de São Vicente, Centro, Manaus - AM, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h, até o dia 9 de janeiro de 2024.

Seleção:

A seleção conta com as seguintes etapas: 1ª prova objetiva; 2ª verificação de dados biográficos e verificação documental; 3ª inspeção de saúde; 4ª teste de aptidão física de ingresso; 5ª prova de títulos; e 6ª designação à incorporação.

A prova objetiva está prevista para o dia 17 de março de 2024 e valerá 100 pontos, contando com questões de língua portuguesa e conhecimentos específicos da carreira militar naval.

Vigência:

O prazo de validade de prestar o serviço militar voluntário é por um período máximo de 96 meses. Os voluntários aprovados serão convocados para cumprir um período inicial no SMV, o qual terá duração total de doze meses, e será prestado na forma de Estágio

Informações complementares estão dispostas no edital completo em nosso site.

Jornalista: Júlia Mota
Compartilhe: