Marinha do Brasil abre Processo Seletivo com 263 vagas para a Efomm

Oportunidades são para iniciar o curso no ano de 2023 no centro Ciaga no Rio de Janeiro ou no Centro Ciaba em Belém
Segunda-feira, 30 de maio de 2022 às 16h32
Marinha do Brasil abre Processo Seletivo com 263 vagas para a Efomm

A Diretoria de Portos e Costas (DPC), por meio da Marinha Mercante, tornou pública a abertura das inscrições para seu mais novo Processo Seletivo destinado a admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha no Rio de Janeiro/RJ (Ciaga) e no Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar em Belém/PA (Ciaba).

Conforme o edital, o Processo Seletivo é destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de 263 vagas, sendo 144 vagas para o Ciaga e 119 vagas para o Ciaba.

Para participar do Processo Seletivo é necessário seguir os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro nato, ambos os sexos, com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos no dia 1º de janeiro de 2023;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável;
  • Ter altura mínima de 1,54m e a máxima de 2,00m;
  • Não estar em condição de réu em ação penal;
  • Não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente, responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera do governo ou condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado;
  • Estar em dia com as obrigações do serviço militar e da justiça eleitoral;
  • Não ter sido julgado incapaz definitivamente para o serviço ativo das forças armadas ou das forças auxiliares ou para o serviço militar inicial;
  • Não ser ex-aluno de Efomm, não ter sido excluído, a bem da disciplina ou por inaptidão ao oficialato, de qualquer escola preparatória ou de formação das Forças Armadas ou Auxiliares, nem ter sido excluído, a bem da disciplina, do Serviço Ativo ou do Serviço Militar Inicial (SMI) de qualquer organização militar;
  • Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia.

Sobre o Curso

Os Cursos de Formação das Efomm são de Formação de Oficial de Máquinas da Marinha Mercante (FOMQ) e Formação de Oficial de Náutica da Marinha Mercante (FONT). Os Cursos serão ministrados em regime de internato e serão constituídos de dois períodos, sendo que o primeiro consiste em um período acadêmico composto de seis semestres letivos, em regime de internato, com saídas (licenças) nos fins de semana, feriados e nas férias escolares. Já o segundo corresponde ao período de estágio embarcado com duração mínima de 12 meses de efetivo embarque e que deve ser completado em, no máximo, 24 meses.

Vale ressaltar que os cursos são gratuitos, sendo oferecidas aos alunos facilidades como remuneração mensal durante o período em que estiver matriculado no NFORM, cujo valor está previsto em legislação, devido à condição de militar da ativa da MB; alimentação e alojamento durante o período acadêmico e o estágio de instrução; dentre outros.

Procedimentos para a participação

Os interessados em participar poderão se se inscrever no período de 12h do dia 1º de junho de 2021 às 23h59 do dia 15 deste mesmo mês e ano, no site da Marinha do Brasil. Para efetuar a inscrição, deverá ser paga uma taxa de R$ 65,00, porém, os interessados na isenção do valor terão do dia 1º a 3 de junho para solicitá-la.

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante aplicação das seguintes etapas: exame de conhecimentos, com provas de português, inglês, matemática, física e redação previstas para os dias 20 e 21 de agosto de 2022. No período de 13 de outubro a 22 de novembro de 2022 terá a seleção psicofísica; nos dias 30 de novembro a 9 de dezembro de 2022 será aplicado o teste de suficiência física e por fim, no dia 9 a 27 de janeiro de 2023 será a última etapa que consistirá no período de adaptação e verificação dos documentos.

O Processo Seletivo se encerra na data da matrícula no primeiro ano escolar do curso, no dia 30 de janeiro de 2023.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo presente em nosso site.

Jornalista: Júlia Guimarães
Compartilhe: