Marinha do Brasil: 62 vagas para voluntarios são abertas no Sul do páis

As chances são para especialidades da área industrial, da saúde, de apoio e área administrativa; confira
Segunda-feira, 8 de janeiro de 2024 às 12h25
Marinha do Brasil: 62 vagas para voluntarios são abertas no Sul do páis

A Marinha do Brasil por meio do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), abre novo Processo Seletivo destinado à convocação de profissionais de ambos os sexos, com escolaridade nível fundamental e médio para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) temporário como o Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2) nos estados do Rio Grande do Sul (RS) e de Santa Catarina (SC).

Segundo o edital, existem 62 vagas e estão distribuídas por especialidades, confira abaixo:

  • Área Industrial: Para prestação do SMV como Cabo: Edificações (3); Eletrônica (3); Eletrotécnica (4); Mecânica (1); Metalurgia (4); Marcenaria (1).
  • Área da Saúde: Para prestação do SMV como Cabo: Enfermagem (16); Farmácia (1); Higiene Dental (3); Patologia Clínica (1); Prótese Dentária (1); Radiologia Médica (1).
  • Área de Apoio: Para prestação do SMV como Cabo: Administração (11); Ciências Contábeis (1); Processamento de Dados - Infraestrutura (3).
  • Área Administrativa: Para prestação do SMV como Marinheiro Especializado: Arrumador (2); Barbeiro (1); Motorista de Viaturas (5).

    Para participar, o candidato deve: ser voluntário; ser brasileiro nato ou naturalizado; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, na data da incorporação; possuir bons antecedentes de conduta; ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino fundamental e do Curso de Formação Continuada de Trabalhadores; ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio e do curso de nível técnico relativo à profissão a que concorre ou ter concluído o nível superior (bacharelado); voluntários às vagas de motorista deverão possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D ou E; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares; dentre outras condições.

    Inscrições

    As inscrições serão realizadas via internet até o dia 19 de janeiro de 2024, por meio da página do Com5ºDN com taxa no valor de R$ 65,00.

    O voluntário interessado em solicitar a isenção deverá imprimir, preencher, datar, assinar e entregar o requerimento diretamente no Com5ºDN das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h, entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2024.

    Seleção

    A seleção conta com seis etapas, divididas em: prova objetiva; verificação de dados biográficos e verificação documental; inspeção de saúde; teste de aptidão física de ingresso; prova de títulos; e designação à incorporação.

    A prova objetiva está prevista para o dia 17 de março de 2024 e engloba questões de língua portuguesa e conhecimentos específicos da carreira militar naval.

    A inspeção de saúde busca analisar se o voluntário preenche os critérios e padrões médicos de aptidão para o exercício das atividades técnico-militares necessárias.

    A verificação de dados biográficos visa verificar se o voluntário preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta.

    O teste de aptidão física tem como objetivo averiguar se a aptidão do voluntário preenche os padrões físicos exigidos para a prestação do SMV.

    Vigência

    A Natureza do Vínculo com a Força é por um período máximo de 96 meses. Os voluntários aprovados serão convocados para cumprir um período inicial no SMV, o qual terá duração total de doze meses, e será prestado na forma de Estágio

    Para mais informações, acesse o edital completo disponível em nosso site.

    Jornalista: Júlia Mota
    Compartilhe: