Exército editais dos Concursos de Admissão do CFG/Ativa e Reserva do IME são anunciados

No total há 98 vagas disponíveis para o Instituto Militar de Engenharia.
Sexta-feira, 6 de julho de 2018 às 17h47
Exército editais dos Concursos de Admissão do CFG/Ativa e Reserva do IME são anunciados

Foram anunciados os editais dos Concursos de Admissão dos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais - da Ativa (CACFG/ATIVA) e de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CFG/RESERVA) do Quadro de Engenheiros Militares, 2018/2019 no Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército.

Juntos os dois editais somam 98 vagas. O período de inscrições é de 10 de julho de 2018 a 15 de agosto de 2018, onde o candidato deve preencher o formulário de inscrição de forma eletrônica, no endereço www.ime.eb.br, e realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00.

Serão várias fases de classificação que compõem estes Concursos constituídas de Exame Intelectual (EI); Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF).

O Exame Intelectual será realizado em duas fases, na data prevista de 12 de outubro de 2018 com os temas de matemática, física e química, já a segunda fase compreenderá de Provas Discursivas a serem realizadas em datas distintas conforme os editais disponíveis em nosso site.

O Concurso de Admissão do Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa possui caráter de Concurso Público para ingresso na carreira de oficial do Exercito Brasileiro, o edital nº 02/2018 conta com 74 vagas para o CACFG. Enquanto o Concurso de Admissão do Curso de Formação da Reserva visa o preenchimento de 24 vagas. Vale ressaltar que dentro do total das oportunidades mencionadas dos editais, há vagas reservadas para pessoas que se enquadram nos itens especificados em cada edital.

Ao concluir o CFG/Ativa, o concludente nomeado primeiro-tenente do Quadro de Engenheiros Militares, será movimentado para uma das organizações militares do Exército Brasileiro, em qualquer região do território nacional, para exercer as atividades relacionadas com a Engenharia Militar, por um período mínimo de cinco anos.

Após a conclusão do CFG/Reserva do IME, o aluno poderá realizar, em caráter voluntário, o Estágio de Instrução Complementar de Engenheiro Militar (EICEM). Realizados o IS e EAF, dará início ao período de Adaptação, que é etapa não curricular do CFG, constituindo etapa do concurso de caráter eliminatório, durante a qual os candidatos se concentram no IME em período integral, no regime de internato.

Estes Concursos de Admissão terão validade apenas para o ano a que se refere a inscrição, que têm validade a partir da data de publicação do respectivo Edital de Homologação do resultado e encerrar-se-á sessenta dias após a data limite prevista para a matrícula no IME.

Compartilhe: