Exército Brasileiro realiza novo Processo Seletivo para a 9ª Região Militar

Oportunidades são disponibilizadas para profissionais de nível médio/técnico para prestação do Serviço Militar Temporário Voluntário
Sexta-feira, 25 de junho de 2021 às 15h05
Exército Brasileiro realiza novo Processo Seletivo para a 9ª Região Militar

O Comando da 9ª Região Militar do Exército Brasileiro, que abrange os Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o município de Aragarças, no estado de Goiás, tornou pública, por meio de aviso de convocação, a abertura das inscrições do novo Processo Seletivo para a prestação do Serviço Militar Temporário e Voluntário, por tempo determinado.

O documento estabelece condições específicas visando à convocação e incorporação de profissionais técnicos de nível médio (curso técnico), do sexo masculino ou feminino, sob forma de estágio de Sargento Temporário (EBST) a ser realizado em 2022.

Abaixo estão listados as áreas profissionais ou eixos tecnológicos, seguidos dos cursos técnicos que são exigidos para a seleção, de acordo com cada localidade:

Campo Grande, Mato Grosso do Sul:

  • Gestão: Contabilidade; Administração; Logística;
  • Ambiente, Saúde e Segurança: Enfermagem; Nutrição e Dietética; Radiologia; Análises Clínicas; Equipamentos Biomédicos; Inspeção de Alimentos;
  • Informação e Comunicação: Informática; Manutenção e Suporte em Informática;
  • Controle e Processos Industriais: Manutenção Automotiva; Mecânica; Manutenção em Aeronaves com CCT*; Eletrônica; Eletricidade e Eletrotécnica;
  • Infraestrutura: Agrimensura; Geodésia e Cartografia;
  • Engenharia Infraestrutura: Edificações; Desenho de Construção Civil; Operação de Equipamentos de Engenharia; Manutenção de Equipamentos de Engenharia;
  • Apoio Educacional: Infraestrutura Escolar; Multimeios Didáticos; Biblioteconomia;
  • Produção Cultural: Publicidade, Produção de Áudio e Vídeo;
  • Controle e Processos: Química; Mecatrônica;
  • Ambiente e Segurança: Meio Ambiente.

Cuiabá, Mato Grosso:

  • Gestão: Administração; Contabilidade;
  • Ambiente, Saúde e Segurança: Enfermagem; Nutrição e Dietética;
  • Informação e Comunicação: Manutenção e Suporte em Informática; Informática;
  • Controle e Processos Industriais: Manutenção Automotiva; Mecânica; Metalurgia;
  • Infraestrutura: Agrimensura; Geodésia e Cartografia;
  • Engenharia Infraestrutura: Desenho de Construção Civil; Edificações; Operação de Equipamentos de Engenharia; Manutenção de Equipamentos de Engenharia;
  • Produção Cultural: Publicidade; Produção de Áudio e Vídeo.

Estágio Técnico-profissional

A Incorporação para o EBST será realizada em uma Organização Militar onde houver necessidade de vagas, obedecendo ao limite de efetivo das Forças Armadas para a região e terá a duração de 12 meses.

O Estágio de Serviço Técnico será realizado em duas fases. A primeira fase, destinada à Instrução Individual Básica (IIB), Instrução Individual Básica (IIB), terá duração de quarenta e cinco dias, sendo realizada, inicialmente, em uma OM de corpo de tropa designada pela 9ª Região Militar. Já a segunda fase, destinada à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais, sendo realizada nas OM definitivas para as quais os estagiários tenham sido designados.

Requisitos para inscrever

Dentre as exigências para participar, é necessário ser portador de diploma de conclusão de ensino médio e ter formação em curso técnico na área de interesse compatível com as oportunidades disponíveis, reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Além disso, também é preciso ter no máximo 40 anos de idade na data prevista para a incorporação no serviço ativo, podendo fazer jus às prorrogações sucessivas, observado o limite máximo de 45 anos de idade na data da prorrogação do tempo de serviço; ser voluntário e brasileiro nato ou naturalizado; dentre outros requisitos que constam detalhadas no edital.

Inscrições e seleção

Os interessados em participar devem efetuar as inscrições no período de 2 a 13 de julho de 2021, até às 16h do último dia, por meio de endereço eletrônico da 9ª Região Militar. Já a entrega da documentação que consta especificada no edital deverá ser realizada no período de 9 a 13 e agosto de 2021.

A seleção dos candidatos será feita por meio de entrevista e avaliação curricular, que estão previstas para o período de 23 de agosto de 2021 a 17 de setembro de 2021. Serão realizadas ainda as etapas de teste de conhecimentos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e seleção complementar, conforme estabelecidos para cada cargo.

Validade

O prazo de validade do Processo Seletivo será até a data anterior ao início das inscrições do novo certame referente à convocação para a seleção dos profissionais das áreas previstas nesta seleção para 2022.

Jornalista: Jéssica Soares
Compartilhe: