Exército Brasileiro reabre inscrições de Concursos ao Instituto Militar de Engenharia no Rio de Janeiro

Interessados em se candidatar devem se atentar ao novo período divulgado, dentre outras mudanças aplicadas no edital
Quinta-feira, 27 de agosto de 2020 às 10h59
Exército Brasileiro reabre inscrições de Concursos ao Instituto Militar de Engenharia no Rio de Janeiro

Foram divulgadas nesta quinta-feira (27), por meio do Diário Oficial da União, retificações referentes aos Concursos Públicos do Exército Brasileiro, de âmbito nacional.

De acordo com os documentos (retificação I), estabelecidos para cada edital, houve a exclusão do subitem XIX do capítulo que trata dos requisitos exigidos para inscrição.

Além disso, as inscrições para os dois certames foi reaberta e, agora, os interessados podem se candidatar a partir de 27 de agosto de 2020 até o dia 10 de setembro do mesmo ano, por meio do site do Instituto Militar de Engenharia. Há taxa de participação no valor de R$ 100,00, sendo que foi possível solicitar a isenção entre os dias 2 e 13 de julho de 2020.

Os Concurso

O primeiro documento apresenta 70 vagas para candidatos que desejam seguir a carreira militar no Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) do Quadro de Engenheiros Militares de 2020/2021.

Entretanto, o outro documento é referente ao Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) do quadro de engenheiros militares de 2020/2021. Neste caso, o certame tem 28 vagas àqueles que não desejam seguir a carreira.

Cabe destacar que dentre o total de oportunidades há reservas para pessoas especificadas nos itens dos documentos.

O Curso

A duração do curso é de cinco anos e será realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover currículos estruturados à graduação em Engenharia Militar e à formação do oficial.

Logo no primeiro ano de curso, ao ingressar o candidato recebe a codificação de militar aluno do curso do Curso de Formação de Oficiais da Reserva do IME (CFOR/IME), bem como o fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo inicial de R$ 1.334,00, além de poder receber promoções.

Assim, ao término do primeiro ano o aluno será declarado aspirante-a-oficial da Reserva do Quadro de Material Bélico. Posteriormente, nos quatros anos restantes, na situação de civil, haverá o decorrer do curso de graduação.

Requisitos

Para participar, os interessados devem cumprir alguns requisitos específicos da área de atuação, tais como:

  • Ser brasileiro;
  • Ser voluntária para o serviço militar, se do sexo feminino;
  • Ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino médio ou equivalente;
  • Ter a idade mínima de 16 anos de idade e máxima de 21 ou 22 anos, ambos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME);
  • Possui a altura mínima de 1,60m aos candidatos do sexo masculino ou, se do sexo feminino, a altura mínima é de 1,55m

Etapas

Como método de selecionar os candidatos, em primeiro momento, será aplicado a prova objetiva, na provável data do dia 11 de outubro de 2020, com questões matemática, física e química. Porém, haverá ainda fases com provas em dias específicos, exclusivamente, destes conteúdos citados e de português, redação e inglês. Ademais, os candidatos inscritos também serão avaliados pelas seguintes etapas:

  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Exame de Aptidão Física (EAF);
  • Avaliação Psicológica (Avl Psc);
  • Procedimento de Heteroidentificação (PH).

Documentos

Por fim, acesse os dois editais de abertura disponíveis em nosso site com todas as informações apresentadas.

Jornalista: Mayson Martins
Compartilhe: