Exército Brasileiro promove Concurso de Admissão com 390 vagas

Oportunidades são destinadas ao ingresso em Colégios Militares em diferentes regiões d país; confira
Quarta-feira, 17 de agosto de 2022 às 11h59
Exército Brasileiro promove Concurso de Admissão com 390 vagas

O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), e por intermédio da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), anuncia a realização de um novo Concurso de Admissão, tendo como objetivo o preenchimento de 390 vagas para ingresso em Colégios Militares.

Há oportunidades para ingressar do 6º ano/EF e 1º ano/EM, distribuídas nas regiões de Brasília (20); Belo Horizonte (50); Curitiba (35); Campo Grande (10); Fortaleza (30); Juiz de Fora (30); Manaus (25); Porto Alegre (35); Recife (30); Rio de Janeiro (30); Salvador (20); Santa Maria (25); São Paulo (20) e Belém (30).

Os interessados em concorrer a uma das chances devem ter concluído ou estar cursando o ano escolar que o habilita ao concurso de admissão, sendo eles: o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para o candidato ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF); ou o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para o candidato ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM).

Também é necessário ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula e completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula, para ingresso no 6º ano/EF. Já os candidatos a uma das vagas de 1º ano/EM devem ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Inscrição e seleção

Os interessados poderão se inscrever do dia 22 de agosto de 2022 ao dia 29 de setembro de 2022, presencialmente ou pela internet, nos endereços do Colégio Militar para o qual o candidato deseja prestar o Concurso, conforme especificados no edital, com taxa de R$ 95,00. Vale pontuar que a solicitação de isenção do valor poderá ser feita de 23 de agosto de 2022 a 6 de setembro de 2022.

A classificação dos candidatos será feita mediante exame intelectual, por meio de prova escrita, prevista para ser aplicada no dia 6 de novembro de 2022, tendo como conteúdo programático questões de matemática e língua portuguesa. Também haverá as etapas de revisão médica e odontológica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos.

Vigência

O Concurso terá validade apenas para o ano ao qual se referir a inscrição, tendo início a partir da data de publicação do edital e encerrando-se na data de publicação do resultado final. Mais detalhes podem ser encontrados no documento completo, disponível em anexo.

Jornalista: Leticia Ferdinando
Compartilhe: