Dois Processos Seletivos têm editais divulgados pela Aeronáutica

Interessados devem se atentar a' os requisitos exigidos em cada uma das áreas para que possam participar
Quarta-feira, 4 de novembro de 2020 às 14h31
Dois Processos Seletivos têm editais divulgados pela Aeronáutica

O Comando da Aeronáutica anunciou dois novos Processos Seletivos referentes à admissão de 87 profissionais de nível médio para área de música e desporto de alto rendimento, com vistas à prestação de serviço militar voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2021.

Para participar das seleções, é necessário que os candidatos sejam brasileiros, voluntários, tenham idade máxima de 40 anos na data da incorporação, não sejam praça estabilizada das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, possuam idoneidade moral, a ser averiguada, não tenham sido desincorporados, expulsos ou julgados desertores, nos termos da legislação que regula o Serviço Militar, entre outros requisitos especificados nos editais.

Vagas

As oportunidades ofertadas são as seguintes:

  • QSCon EAP/EIP Músico 2021: subespecialidade/instrumento: TMU 15/Fagote (2); TMU 85/Harpa (2); TMU 86/Violino (18); TMU 87/ Viola (7); TMU 88/Violoncelo (6) e TMU 89/Contrabaixo acústico (4).
  • QSCon EAP/EIP Atleta 2021: modalidade: Atletismo (5); Basquete (11); Basquete 3x3 (12); Canoagem (1); Ciclismo BMX (2); Ciclismo Montain Bike (2); Lifesaving (1); Maratona Aquática (1); Natação (3); Paraquedismo (4); Tiro Esportivo (4); Tiro com Arco (2).

Vale ressaltar que as vagas disponíveis são para profissionais femininos e masculinos, distribuídas nas cidades de Brasília - DF e Rio de Janeiro - RJ.

Inscrição e seleção

As inscrições serão realizadas no período de 6 a 13 de novembro de 2020, por meio do preenchimento do requerimento de inscrição (anexo E do edital) e entrega nos seguintes endereços:

  • QSCon EAP/EIP Músico 2021: Sermob, Shis QI 05 - área Especial 12, Lago Sul, Brasília - SD ou na ALA 1, Área Militar do Aeroporto Internacional de Brasília, Lago Sul;
  • QSCon EAP/EIP Atleta 2021: Serviço de Recrutamento e Preparo Pessoal da Aeronáutica do Rio de Janeiro, setor Sermob, situado na avenida Marechal Fontenelle, nº 800, Campo dos Afonsos ou ainda na Comissão de Desportos da Aeronáutica, setor seção de comunicação social, avenida Marechal Fontenelle, nº 1.200, Campo dos Afonsos.

Como método de seleção, serão realizadas as seguintes etapas: validação documental; avaliação curricular; avaliação prática; concentração inicial; inspeção de saúde e avaliação psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; concentração final e habilitação à incorporação.

Em caso de empate, a preferência será dada ao candidato que tiver maior pontuação na avaliação prática, somente para a seleção de músico 2021. O desempate da seleção atleta 2021 está especificado no edital de acordo com cada modalidade.

Incorporação

O voluntário militar da ativa que for selecionado por meio de um dos Processos Seletivos deverá ser licenciado do serviço ativo e estar desligado do efetivo da OM de origem, até a data anterior àquela prevista para a incorporação.

Já o voluntário militar da ativa que esteja prestando o Serviço Militar Obrigatório e que for selecionado por meio de um dos presentes Processos Seletivos, deverá estar em condições de concluir o Serviço Militar Obrigatório antes de sua incorporação para fins de matrícula no EAP/EIP.

Ao serem incorporados, os convocados serão declarados Terceiros-Sargentos, incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), bem como no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica.

Vale ressaltar que após a incorporação, os profissionais realizarão o Estágio de Adaptação para Praças (EAP) com duração de 12 meses e divisão em três fases.

Validade

O prazo de validade dos Processos Seletivos será de após cinco dias corridos, a contar da data prevista para a incorporação, conforme consta nos cronogramas presentes nos documentos.

Demais informações podem ser obtidas por meio dos documentos oficiais disponíveis para consulta em nosso site.

Jornalista: Jady Eduarda Alves
Compartilhe: