Comando do 6º Distrito Naval divulga nove vagas em seu novo Processo Seletivo

A seleção visa a contratação temporária de profissionais com nível superior a fim de atenderem, temporariamente os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Terça-feira, 23 de novembro de 2021 às 11h13
Comando do 6º Distrito Naval divulga nove vagas em seu novo Processo Seletivo

O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), tornou pública a abertura de inscrições para seu novo Processo Seletivo para convocação de profissionais de nível superior, de ambos os sexos, para a prestação do serviço militar voluntário temporário como Oficial de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2) a fim de suplementar o efetivo de militares na área de jurisdição do 6ºDN, nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As nove vagas estão dispostas da seguinte forma, de acordo com a área de atuação:

  • Área de Apoio à Saúde: enfermagem (2); fonoaudiologia (1);
  • Área Técnica: administração (1); ciências náuticas (1); e psicologia (1);
  • Área Técnica-Magistério: pedagogia (2);
  • Área de Engenharia: engenharia mecânica (1).

Para participar, o candidato deve: ser voluntário; ser brasileiro nato; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, na data da incorporação; possuir bons antecedentes de conduta; ter concluído ou estar em fase conclusão do curso superior; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares; não ser portador de Certificado de Isenção do Serviço Militar devido às suas condições morais, físicas ou mentais; ter, no máximo, seis anos de tempo de Serviço Militar prestado, até a data de sua incorporação; não estar na condição de réu em ação penal; não acumular qualquer cargo, emprego ou função pública; entre outros.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet por meio da página do Com6ºDN, no período das 8h do dia 23 de novembro às 23h59 do dia 5 de dezembro de 2021, conforme o horário de Brasília/DF. Para confirmar a inscrição, o candidato deverá pagar a taxa no valor de R$ 140,00.

Seleção:

A seleção conta com sete etapas, divididas em: prova objetiva, verificação de dados biográficos e verificação documental, inspeção de saúde, teste de aptidão física, prova de títulos, designação à incorporação, e incorporação.

A prova objetiva está prevista para o dia 20 de fevereiro de 2022 e terá duração de três horas e valerá 100 pontos, contando com 50 questões de múltipla escolha cada uma com cinco opções de resposta, das quais apenas um será correta e que englobam os saberes de língua portuguesa e formação militar-naval.

A verificação de dados biográficos, pretende verificar se o voluntário preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha do Brasil, por meio de consultas às Secretarias de Segurança Pública Estaduais, às Superintendências Regionais do Departamento de Polícia Federal, dentre outros órgãos. Já na verificação documental, os voluntários deverão entregar nos locais indicados pelo Com7ºDN, mediante apresentação de documento oficial de identidade com fotografia, a ficha preenchida, datada e assinada pelo voluntário, acompanhada das fotocópias devidamente encadernadas, numeradas e rubricadas pelo voluntário dos documentos exigidos no edital.

Os convocados para a prova de inspeção de saúde, deverão comparecer ao local indicado pelo Com6ºDN para a IS, com a antecedência necessária, observando repouso auditivo de 14 horas, portando o comprovante de inscrição e um documento oficial de identificação, original, com fotografia e dentro da validade, caneta esferográfica azul ou preta, prancheta, a ficha de Anamnese Dirigida preenchida. Os homens deverão portar calção de banho e as mulheres biquíni, não necessitando estar em jejum. Os exames realizados serão: exames clínicos e complementares; audiometria; oftalmologia geral; biometria; e exame odontológico geral.

O teste de aptidão física, tem como propósito aferir se a aptidão física do voluntário preenche os padrões físicos exigidos por meio de provas de natação e corrida. O teste de aptidão física está previsto para o período de 25 de abril de 2022 a 13 de maio de 2022.

Já a pontuação dos títulos será conforme os certificados do candidato e seu tempo de experiência na função, valendo até 100 pontos.

Vigência:

O prazo de validade de prestar o serviço militar voluntário é por um período mínimo de 12 meses. Após os primeiros 12 meses, caso haja interesse da Administração Naval e do próprio Oficial Temporário, poderão ser concedidas prorrogações do tempo de serviço por mais um ano e, assim, sucessivamente, até o limite máximo de 96 meses.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.

Jornalista: Júlia Guimarães
Compartilhe: