Comando da Aeronáutica oferta vagas para Prestação do Serviço Militar Voluntário

Oportunidades são voltadas a profissionais da área de música com formação em nível médio; confira
Terça-feira, 4 de janeiro de 2022 às 17h39
Comando da Aeronáutica oferta vagas para Prestação do Serviço Militar Voluntário

O Comando da Aeronáuticaanunciou a realização de um novo Processo Seletivo para convocação e incorporação de profissionais de nível médio da área de música, com vistas à Prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2022 (QSCon MUS - 1/2022).

As vagas ofertadas estão distribuídas entre as seguintes especialidades e subespecialidades na cidade de Porto Velho - RO: TMU 22 - Soprano - Contralto - Tenor Barítono (4); TMU 36 Trompete - Flugelhorn (2) e TMU 41 Trombones: Tenor - Baixo (2).

Para participar, além da escolaridade na respectiva área para a qual concorre, o candidato também deverá estar devidamente inscrito no Conselho Regional da Profissão, quando existir, além de atender aos seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ser voluntário;
  • Ter idade máxima de 40 anos na data da incorporação;
  • Até a data da incorporação, possuir no máximo 72 meses de efetivo serviço prestado a qualquer uma das Forças Armadas, contínuos ou não, considerada qualquer espécie de Serviço Militar (inicial, estágios, dilação, prorrogações e outros);
  • Possuir idoneidade moral, que poderá ser apurada por meio de averiguação da vida pregressa junto aos órgãos públicos competentes. Dentre outros requisitos que constam no edital.

Estágio de Adaptação para Praças (EAP)

Ao serem incorporados, os convocados serão declarados Terceiros-Sargentos, incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), bem como no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica.

Os convocados realizarão o Estágio de Adaptação para Praças (EAP) que se destina a adaptar e preparar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar Temporário e ao exercício das demais atividades militares concernentes às áreas profissionais em que atuarão no âmbito do COMAER, bem como ao aprimoramento profissional dos integrantes do QSCon. O EAP terá duração total de 12 meses, a contar da data de incorporação, divididos em três fases, conforme estabelecido no edital.

O voluntário, ao ser incorporado para a realização do EAP/EIP, fará jus à remuneração mensal e aos demais direitos remuneratórios, que se iniciam na data e OM de incorporação, correspondentes à graduação de 3º Sargento, de acordo com a legislação que versa sobre a remuneração dos militares das Forças Armadas.

Inscrições e seleção

As inscrições devem ser feitas via internet, no período de 4 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022, das 10h do primeiro dia às 23h59 do último dia. Ao acessar o endereço eletrônico da Força Aérea Brasileira, o voluntário deverá realizar seu cadastro; receber em seu email um link para a ativação do cadastro; clicar no link recebido, realizar o login com email e senha cadastrados; e realizar a inscrição, por meio do preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), declarações e demais dados solicitados.

A seleção dos inscritos ocorrerá por meio de entrega de documentos, validação documental e avaliação curricular previstas para o período de 9 de fevereiro a 23 de março de 2022. Haverá ainda as etapas avaliação prática, concentração inicial, inspeção de saúde e avaliação psicológica.

Além disso, será realizado teste de avaliação do condicionamento físico, previsto para o período de 23 a 26 de maio de 2022. Por fim, serão realizadas as fases de concentração final de habilitação à incorporação.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.

Jornalista: Lorrayne Rosseti
Compartilhe: