Atenção! Exército Brasileiro divulga novo Concurso Público para cadetes

São ofertadas 440 oportunidades que podem exigir requisitos específicos; confira
Sexta-feira, 30 de abril de 2021 às 14h18
Atenção! Exército Brasileiro divulga novo Concurso Público para cadetes

O Exército Brasileiro, por meio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), anunciou o novo Concurso Público destinado à admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB).

Ao todo são ofertadas 440 oportunidades para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sendo 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino. Dentro do quantitativo de vagas ofertadas, há oportunidades para candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital.

Para participar, é necessário que os interessados cumpram algumas exigências, tais como:

  • Ser brasileiro nato;
  • Possuir o ensino médio completo;
  • Ter entre 17 e 22 anos completos;
  • Possuir altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino e 1,55m para as candidatas do sexo feminino;
  • Não ter filho ou dependente;
  • Não ser casado ou ter constituído união estável;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso.

Inscrições

Para participar, os interessados devem se inscrever no período de 11 de maio de 2021 a 14 de junho do mesmo ano, exclusivamente via internet, por meio do site da Escola Preparatória de Cadetes. O pedido somente será processado por intermédio do preenchimento da ficha de inscrição que constará no próprio sistema na página da EsPCEx, bem como após o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 100,00, o qual conta com possibilidade de isenção no período de 11 a 14 de maio de 2021.

Vale ressaltar que não será permitida a realização de mais de uma inscrição utilizando-se o mesmo número do CPF.

Seleção

Como forma de classificação, os candidatos serão selecionados mediante exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado por todos os candidatos. Já a segunda etapa constará com inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação dos requisitos para a matrícula, sendo todas as fases de caráter eliminatório.

Vale ressaltar que o exame intelectual está previsto para os dias 25 e 26 de setembro de 2021, em uma das Organizações Militares Sede, conforme consta no anexo B do edital, e em ambos os dias terá duração de quatro horas e trinta minutos. No primeiro dia, o conteúdo programático será composto por português, redação, física e química, enquanto que o segundo dia contará com questões de matemática, geografia, história e inglês.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: