Atenção! Aeronáutica divulga edital de novo Concurso Público

Interessados devem se atentar aos requisitos exigidos para que possam participar; confira
Quarta-feira, 31 de março de 2021 às 18h12
Atenção! Aeronáutica divulga edital de novo Concurso Público

O Comando da Aeronáutica divulgou a realização de um novo Concurso Público para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar do ano de 2022 (EA CPCAR/2022), a ser realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena, Minas Gerais.

Ao todo serão preenchidas 130 vagas, sendo 110 vagas para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. As oportunidades são destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos e que atendam aos pré-requisitos estabelecidos pelo edital. Vale ressaltar que estará habilitado para a matrícula no respectivo curso o candidato apresentar estatura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m, bem como ser menos de 18 anos de idade, dentre outras condições que constam no edital.

O curso destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassunungam, no estado de São Paulo, e terá a duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino, e abrange instruções nos campos geral e militar.

Vale ressaltar que o aluno que concluir com aproveitamento o CPCAR, segundo o respectivo plano de avaliação, receberá os certificados de conclusão do ensino médio e do próprio CPCAR.

Procedimentos para participação

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições a partir das 10h do dia 7 de abril de 2021 até às 9h do dia 23 de abril do mesmo ano, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico da Força Aérea Brasileira, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 60,00. Aos candidatos que atendam aos critérios descritos no edital, há possibilidade de solicitar a isenção do pagamento.

Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar e Validação Documental.

Conforme o edital, as provas escritas serão compostas pelas disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação.

Vale ressaltar que as provas escritas estão previstas para o dia 4 de julho de 2021 e serão realizadas nas seguintes localidades: Belém - PA; Recife - PE; Natal - RN; Salvador - BA; Rio de Janeiro - RJ; Belo Horizonte - MG; Barbacena - MG; São Paulo - SP; Pirassununga - SP; Campo Grande - MS; Curitiba - PR; Porto Alegre - RS; Brasília - DF; Manaus - AM; Boa Vista - RR e Porto Velho - RO. O conteúdo programático consistirá em questões nas áreas de língua portuguesa, física, matemática, língua inglesa e redação.

O prazo de validade dos exames de admissão é de dez dias corridos, a contar da data de início do curso.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira as Apostilas Digitais deste certame em nosso site.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: