Aeronáutica retifica os editais de três novos exames de admissão com 83 vagas

Oportunidades são destinadas a cidadãos brasileiros que tenha concluído com aproveitamento o ensino médio; confira
Sexta-feira, 26 de março de 2021 às 15h31
Aeronáutica retifica os editais de três novos exames de admissão com 83 vagas

O Ministério da Defesa do Comando da Aeronáutica divulgou os editais retificados de três exames de admissão para o ano de 2022. As vagas são para o Curso de Formação de Oficiais Intendentes (IE/EA CEFOINT); Curso de Formação de Oficiais Aviadores (IE/EA CFOAV) e Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (IE/EA CFOINF).

Conforme os documentos, as inscrições devem ser efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico da Força Área Brasileira, a parir das 10h do dia 16 de março de 2021 às 9h de 31 de março de 2021, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 70,00. Aos candidatos que atendam os critérios descritos no edital, há possibilidade de solicitar a isenção do pagamento.

Sobre as vagas

As oportunidades são destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos e que atendam aos pré-requisitos estabelecidos pelos editais. Vale ressaltar que estará habilitado para a matrícula no respectivo curso o candidato que tiver concluído com aproveitamento o ensino médio, não possuir menos de 17 anos nem completar 23 anos de idade, até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula no curso, estar quite com as obrigações eleitorais, dentre outros requisitos descritos pelo documento.

No total, são ofertadas 83 vagas, conforme os respetivos editais:

  • Curso de Formação de Oficiais Intendentes (IE/EA CEFOINT) (40)
  • Curso de Formação de Oficiais Aviadores (IE/EA CFOAV) (18)
  • Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (IE/EA CFOINF) (25)

Vale ressaltar que algumas oportunidades são destinadas a pessoas que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.

Os Cursos

Os Cursos de Formação de Oficiais que tratam os editais serão ministrados pela Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no estado de São Paulo. São cursos de nível superior, da fase de Formação do Ensino Aeronáutico, de acordo com a Lei nº 12.464, de 4 de agosto de 2011. Os cursos terão duração de quatro anos.

Aos candidatos que vierem a ser matriculados será ministrado um Estágio de Adaptação Militar (EAM), por um período aproximado de até quarenta dias corridos, em regime de internato, contados a partir da data do início do curso, para verificação da aptidão ao regime militar, estando inserido na instrução do Campo Militar.

O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante da AFA, passa à situação de Cadete da Aeronáutica, situação essa a ser mantida durante os Cursos de Formação.

Vale ressaltar que, após a conclusão dos cursos com aproveitamento, os Cadetes serão declarados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica e serão distribuídos nas Organizações Militares do COMAER, conforme a conveniência e a necessidade da Administração

Seleção e validade

Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar, Validação Documental.

Vale ressaltar que as provas escritas estão previstas para o dia 20 de junho de 2021 e serão realizadas na localidade indicada pelo candidato no momento da inscrição.O conteúdo programático consistirá em questões nas áreas de língua portuguesa, física, matemática, língua inglesa e redação.

O prazo de validade dos exames de admissão é de dez dias corridos, a contar da data de início do curso.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira a Apostila Digital deste certame em nosso site.

Jornalista: Jéssica Soares
Compartilhe: