Aeronáutica do Brasil disponibiliza 73 vagas ao Curso de Formação de Taifeiros

Sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 às 08h28
Aeronáutica do Brasil disponibiliza 73 vagas ao Curso de Formação de Taifeiros

A Aeronáutica do Brasil, torna público as inscrições para 73 vagas para o Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica do ano de 2011 (EA CFT-B 2011), ministrado pelas Organizações Militares designadas pelo DEPENS, com duração de 16 semanas, e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

O Exame de Admissão destina-se a selecionar cidadãos brasileiros, de sexo masculino, que atendam às condições e às normas estabelecidas, para serem habilitados à matrícula no Curso de Formação de Taifeiros (CFT) da Aeronáutica.

  • A instrução ministrada no Campo Militar busca, primordialmente, transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense, referentes à futura graduação, bem como desenvolver elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela carreira na Força Aérea. A instrução ministrada no Campo Técnico-Especializado objetiva proporcionar o nivelamento dos conhecimentos e a qualificação requerida aos Graduados do QTA, com ênfase na especialidade escolhida pelo candidato, de modo a assegurar ao futuro Taifeiro da Aeronáutica plena capacidade ao seu desempenho profissional, nas diversas funções e tarefas que lhe forem destinadas, conforme as necessidades do COMAER.
  • As inscrições estarão disponíveis na página oficial do Comando da Aeronáutica na Internet www.fab.mil.br e na página da EPCAR - órgão responsável pelo processo de inscrição - (www.barbacena.com.br/epcar) e poderá ser utilizado pelos candidatos somente durante o período de inscrição, no período das 10h00 do dia 31 de janeiro de 2011 até às 15h00 do dia 18 de fevereiro de 2011.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00. O candidato não pode ter completado 25 anos até 31 de dezembro de 2011.

O Exame de Admissão será constituído das seguintes etapas:

a) Exame de Escolaridade(EE);

b) Exame de Conhecimentos Especializados(CE);

c) Inspeção de Saúde (INSPSAU);

d) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);

e) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e

f) Análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no Curso.

  • As provas escritas terão duração de 4 horas e 20 minutos e serão realizadas no dia 27 de março de 2011. O tempo, desde o início até o término da prova, será informado verbalmente pela Comissão Fiscalizadora a cada hora cheia e nos últimos 30 minutos, 20 minutos e 5 minutos. O Exame de Aptidão Psicológica será realizado no período de 10 a 18 de maio de 2011.

O Exame será realizado nas localidades sedes das Organizações Militares de Apoio (OMAP) nas cidades de Belém-PA; Recife-PE; Rio de Janeiro-RJ; São Paulo-SP; Canoas-RS; Brasília-DF; Manaus-AM, designadas pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) para apoiar os eventos desse Exame.

O prazo de validade do Exame de Admissão será expirado quatro dias úteis após a data prevista para a matrícula na turma do ano de 2011, sendo tal prazo improrrogável.

Compartilhe: