Aeronáutica divulga novo edital de Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos

Podem participar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, voluntários e com ensino médio completo; veja mais detalhes
Sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 17h49
Aeronáutica divulga novo edital de Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos

O Comando da Aeronáutica publicou o edital referente ao Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o segundo semestre do ano de 2025 (IE/EA CFS 2/2025).

Há 198 oportunidades disponíveis nas seguintes especialidades: BCO - Comunicações (24); BEI - Eletricidade e Instrumentos (20); BEP - Estrutura e Pintura (13); BFT - Fotointeligência (5); BMA - Mecânica de Aeronaves (30); BMT - Meteorologia (6); BSP - Suprimento (28); SDE - Desenho (3); SEM - Eletromecânica (4); SGS - Guarda e Segurança (15); BCT - Controle de Tráfego Aéreo (50);

Dentro do total de vagas, existem oportunidades destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital (negros).

Para se inscrever, é necessário ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino; não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFS 2/2025; se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as etapas do exame; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares (candidatos do sexo masculino); entre outros requisitos que constam de forma detalhada no edital.

Sobre o Curso

O Exame de Admissão é destinado a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, voluntários e interessados em ingressar no Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (QSS).

O CFS é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá, estado de São Paulo, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Dentre os que vierem a ser matriculados no CFS, aqueles que concluírem com êxito o referido curso, segundo o Plano de Avaliação, estarão em condições de compor o QSS, do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica (CPGAER).

Inscrições e provas

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do site do Comando da Aeronáutica (COMAER) e da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), no período das 10h do dia 1º de julho de 2024 às 15h do dia 24 de julho de 2024. O valor da taxa de inscrição para o EA CFS 2/2025 é de R$ 95,00.

A isenção do pagamento da taxa pode ser solicitada durante o período de inscrição.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas escritas; inspeção de saúde (INSPSAU), exame de aptidão psicológica (EAP), teste de avaliação do condicionamento físico (TACF), procedimento de heteroidentificação complementar (PHC), validação documental e matrícula no curso.

As provas escritas estão previstas para o dia 1º de dezembro de 2024 e serão compostas das seguintes disciplinas: língua portuguesa; língua inglesa; matemática; e física.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira a Apostila Digital deste certame, em nosso site. Confira o cargo que deseja!

O prazo de validade do EA CFS 2/2025 expirar-se-á em cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da matrícula e início do curso.

Jornalista: Jéssica Soares
Compartilhe: