Aeronáutica anuncia Exame de Admissão para Curso de Formação de Sargentos

Inúmeras etapas versarão sobre as capacidades dos candidatos antes do Curso de Formação
Sexta-feira, 7 de julho de 2023 às 09h22
Aeronáutica anuncia Exame de Admissão para Curso de Formação de Sargentos

O Comando da Aeronáutica torna pública a realização de um novo Exame de Admissão com 225 vagas para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o segundo semestre do ano de 2024.

De acordo com o edital, podem se candidatar profissionais nas áreas de: Comunicações (24); Mecânica de Aeronaves (30); Material Bélico (9); Fotointeligência (8); Eletricidade e Instrumentos (6); Estrutura e Pintura (10); Meteorologia (18); Suprimento Técnico (14); Informações Aeronáuticas (12); Eletromecânica (12); Guarda e Segurança (20); Bombeiro (5); Cartografia (2); Desenho (3); Metalurgia (2); Controle de Tráfego Aéreo (50).

O Curso de Formação de Sargentos - CFS é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico- Especializado. instrução ministrada no Campo Militar busca, primordialmente, transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense referentes à futura graduação, bem como desenvolver elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela carreira na Força Aérea. Além das características de resistência física, necessária ao profissional militar, procura-se por meio da referida instrução sedimentar no aluno os princípios basilares da instituição (Hierarquia e Disciplina), como também, os fundamentos de ética e da estrutura organizacional do COMAER, de modo que, ao término do Curso, o futuro Sargento esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Graduados da Aeronáutica.

Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, por ocasião da Validação Documental, o certificado, não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula, estar em dia com as obrigações eleitorais, e militares. Segundo o edital, haverá vagas para pessoas que se enquadram às especificidades exigidas.

Da Seleção

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições no período de 10 a 28 de julho de 2023 até às 15h, exclusivamente via internet por meio do site do Comando da Aeronáutica - COMAER ou pela Escola de Especialistas Aeronáutica - EEAR, com a taxa sendo de R$ 80,00. Estará isento da taxa de inscrição, o candidato que declarar que é doador de medula óssea, ou declare ser membro inscrito no Cadastro Único.

No período compreendido entre a inscrição e a matrícula, haverá três eventos, nos quais o comparecimento pessoal também é obrigatório e cujas datas constam do Calendário de Eventos.

Haverá prova escrita com conteúdo de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física, concentração intermediária que visa orientar o candidato (convocado para prosseguimento no Exame) a respeito da realização da INSPSAU, do EAP, do TACF, do PHC, das solicitações de recurso e sobre a Concentração Final (para os que vierem a ser convocados para essa fase), também haverá concentração final e validação documental, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de aptidão físico. A primeira etapa está prevista para ocorrer no dia 19 de novembro de 2023 às 9h40.

A localidade das provas escritas será nos seguintes municípios:

  • Belém - PA
  • Recife - PE
  • Natal - RN
  • Rio de Janeiro - RJ
  • Lagoa Santa/Belo Horizonte - MG
  • São Paulo - SP
  • São José Dos Campos - SP
  • Campo Grande - MS
  • Canoas - RS
  • Santa Maria - RS
  • Curitiba - PR
  • Brasília - DF
  • Manaus - AM
  • Porto Velho - RO
  • Boa Vista - RR

Outras informações você obtém no edital de abertura disponível em nosso site para consulta.

Jornalista: Murilo Oichi
Compartilhe: