9ª Região Militar do Exército realiza novo Processo Seletivo

Seleção é destinada à formação de cadastro reserva de profissionais de nível superior, à prestação do serviço militar temporário e voluntário, por tempo determinado
Sexta-feira, 2 de julho de 2021 às 16h37
9ª Região Militar do Exército realiza novo Processo Seletivo

O Comando da 9ª Região Militar do Exército Brasileiro, que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o município de Aragarças, no estado de Goiás, tornou público o edital de abertura de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo a formação de cadastro reserva, para a prestação do serviço militar temporário e voluntário, por tempo determinado.

Conforme o edital, o objetivo é o Estágio de Serviço Técnico (EST), que será realizado em 2022, onde poderão se inscrever os candidatos que se enquadram nas condições específicas do documento oficial, visando a convocação e a incorporação de profissionais de nível superior, do sexo masculino ou feminino.

Abaixo estão listadas as categorias profissionais e áreas de formação, de acordo com cada localidade:

Campo Grande, Mato Grosso do Sul:

  • Magistério: História; Filosofia; Ciências Biológicas; Inglês; Português; Matemática; Química; Educação Artística; Educação Física; Física; Espanhol; Geografia; Pedagogia;
  • Ciências Sociais e Aplicadas: Administração; Ciências Contábeis;
  • Ciências Biológicas: Fisioterapia; Fonoaudiologia; Biomedicina;
  • Ciências Humanas: Psicologia; Direito; Arquitetura e Urbanismo; Serviço Social; Comunicação Social - com habilitação em relações públicas; Museologia;
  • Ciências Exatas e da Terra: Informática; Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas;
  • Ciências da Saúde: Enfermagem; Enfermagem - pós-graduação em auditoria hospitalar; Enfermagem - pós-graduação em oncologia; Enfermagem - pós-graduação em centro cirúrgico; Enfermagem - pós-graduação em circulação extracorpórea - perfusão; Enfermagem - pós-graduação em infectologia; Enfermagem - pós-graduação em estomoterapia; Enfermagem - pós-graduação em Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); Nutrição;
  • Produção Industrial: Bacharel em Engenharia Naval ou Tecnólogo em Construção Naval;

Cuiabá, Mato Grosso:

  • Ciências Sociais Aplicadas: Administração; Ciências Contábeis;
  • Ciências Humanas: Direito;
  • Ciências Biológicas: Fisioterapia; Fonoaudiologia;
  • Engenharias e Tecnologia: Engenharia Civil; Engenharia Ambiental;
  • Ciências Exatas e da Terra: Informática Infraestrutura de Servidores;
  • Ciências da Saúde: Enfermagem.

Para concorrer a uma das oportunidades, é preciso ter no máximo 40 anos de idade na data prevista para a incorporação no serviço ativo, podendo fazer jus às prorrogações sucessivas, observado o limite máximo de 45 anos de idade na data da prorrogação do tempo de serviço; ser voluntário e brasileiro nato; dentre outros requisitos que constam detalhados no edital.

Estágio Técnico-profissional

A Incorporação para o EST será realizada em uma Organização Militar (OM) onde houver necessidade de vagas, obedecendo ao limite de efetivo das Forças Armadas para a região e terá a duração terá a duração de 12 meses.

O Estágio de Serviço Técnico será realizado em duas fases. A primeira fase, destinada à Instrução Individual Básica (IIB), que terá duração de quarenta e cinco dias, sendo realizada, inicialmente, em uma OM de corpo de tropa designada pela 9ª Região Militar. Já a segunda fase, é destinada à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais, sendo realizada nas OM definitivas para as quais os estagiários tenham sido designados.

Procedimentos de participação

Os interessados em participar devem efetuar as inscrições no período de 2 a 13 de julho de 2021, até às 16h do último dia, por meio de endereço eletrônico da 9ª Região Militar. Já a entrega da documentação que consta especificada no edital deverá ser realizada no período de 9 a 13 e agosto de 2021.

A seleção dos candidatos será feita por meio de entrevista e avaliação curricular, que estão previstas para o período de 23 de agosto de 2021 a 17 de setembro de 2021. Serão realizadas ainda as etapas de teste de conhecimentos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e seleção complementar, conforme estabelecidos para cada cargo.

Validade

De acordo com o documento publicado, o prazo de validade deste Processo Seletivo será até a data anterior ao início das inscrições do novo certame referente à convocação para a seleção dos profissionais das áreas previstas nesta seleção para 2022.

Jornalista: Luana Souza
Compartilhe: