75 vagas para o Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica do Brasil

Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009 às 16h02
75 vagas para o Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica do Brasil

O Departamento de Ensino da Aeronáutica do Brasil, realizará Exame de Admissão (Modalidade "B") ao Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica do ano de 2009 (IE/EA CFT B 2009).

O Exame de Admissão será executado pelos Comandos Aéreos Regionais (COMAR) com apoio dos SERENS, das OMAP, do IPA, da CDA, da DIRSA, da EPCAR, da EEAR e demais órgãos do Comando da Aeronáutica que tenham algum envolvimento com as atividades de Admissão e Seleção.

Sobre as inscrições:

  • Para inscrever-se no EA CFT B 2009, o interessado deverá acessar a página oficial do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) e na página da EPCAR (www.barbacena.com.br/epcar), a partir das 10h00 de 2 de fevereiro até às 15h00 de 19 de fevereiro de 2009 - horário de Brasília, e preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI).

O valor da taxa de inscrição será de R$ 30,00.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

  • Nível Médio: Taifeiro - Arrumador (TAR) (51), Cozinheiro (TCO) (24).

Sobre a realização das Provas:

O Exame será realizado em Belém-PA, Brasília-DF, Canoas-RS, Manaus-AM, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP, nas sedes das Organizações Militares de Apoio (OMAP) designadas pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS).

O Exame de Admissão será constituído das seguintes etapas:

a) Exame de Escolaridade;

b) Exame de Conhecimentos Especializados;

c) Inspeção de Saúde (INSPSAU);

d) Exame de Aptidão Psicológica (EAP); e

e) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).

Todas as etapas terão caráter eliminatório, sendo que os Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados terão, também, caráter classificatório.

A partir do dia 13 de março de 2009, será disponibilizado nos sites, os locais de realização das Provas.

  • As Provas Escritas serão aplicadas no dia 29 de março de 2009, com fechamento dos portões às 9h00, a concentração inicial às 9h15, e o início das Provas às 10h00 (horário de Brasília).

Até o dia 27 de julho de 2009, será divulgado, via Internet e Intraer, a relação nominal dos candidatos selecionados pela JEA para habilitação à matrícula, contendo as médias finais com as respectivas classificações, bem como da convocação para a Concentração Final.

O Curso de Formação será ministrado pelas Organizações Militares designadas pelo Órgão Central do Sistema de Ensino da Aeronáutica (SISTENS), tem a duração de 16 semanas e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

A instrução ministrada no Campo Militar visa, primordialmente, a transmitir ao aluno os postulados básicos da vida militar e os procedimentos de acordo com os mesmos e, ainda, a desenvolver elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela Força Aérea. Além das características de higidez física, necessária ao profissional militar, busca-se, por meio da referida instrução, sedimentar no aluno os princípios basilares da instituição - Hierarquia e Disciplina -, como também, os fundamentos de ética e estrutura organizacional militar, para que, ao terminar o curso, esteja dotado de todas as qualidades que caracterizam e personificam os integrantes da Força Aérea Brasileira.

A instrução ministrada no Campo Técnico-Especializado visa proporcionar o nivelamento dos conhecimentos dos alunos de diferentes origens e formações, em prol de um desempenho profissional especializado que atenda às necessidades do Comando da Aeronáutica.

O prazo de validade do EA CFT B 2009 expirar-se-á 4 dias corridos após a data prevista para a matrícula, sendo tal prazo improrrogável.

Compartilhe: