75 vagas para o Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica do Brasil

Aeronáutica do Brasil abre inscrições para Exame de Admissão ao Curso de Formação de Taifeiros com vagas em diversas regiões do país.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009 às 16h02
75 vagas para o Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica do Brasil

O Departamento de Ensino da Aeronáutica do Brasil, realizará Exame de Admissão (Modalidade "B") ao Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica do ano de 2009 (IE/EA CFT B 2009).

O Exame de Admissão será executado pelos Comandos Aéreos Regionais (COMAR) com apoio dos SERENS, das OMAP, do IPA, da CDA, da DIRSA, da EPCAR, da EEAR e demais órgãos do Comando da Aeronáutica que tenham algum envolvimento com as atividades de Admissão e Seleção.

Sobre as inscrições:

  • Para inscrever-se no EA CFT B 2009, o interessado deverá acessar a página oficial do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) e na página da EPCAR (www.barbacena.com.br/epcar), a partir das 10h00 de 2 de fevereiro até às 15h00 de 19 de fevereiro de 2009 - horário de Brasília, e preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI).

O valor da taxa de inscrição será de R$ 30,00.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

  • Nível Médio: Taifeiro - Arrumador (TAR) (51), Cozinheiro (TCO) (24).

Sobre a realização das Provas:

O Exame será realizado em Belém-PA, Brasília-DF, Canoas-RS, Manaus-AM, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP, nas sedes das Organizações Militares de Apoio (OMAP) designadas pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS).

O Exame de Admissão será constituído das seguintes etapas:

a) Exame de Escolaridade;

b) Exame de Conhecimentos Especializados;

c) Inspeção de Saúde (INSPSAU);

d) Exame de Aptidão Psicológica (EAP); e

e) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).

Todas as etapas terão caráter eliminatório, sendo que os Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados terão, também, caráter classificatório.

A partir do dia 13 de março de 2009, será disponibilizado nos sites, os locais de realização das Provas.

  • As Provas Escritas serão aplicadas no dia 29 de março de 2009, com fechamento dos portões às 9h00, a concentração inicial às 9h15, e o início das Provas às 10h00 (horário de Brasília).

Até o dia 27 de julho de 2009, será divulgado, via Internet e Intraer, a relação nominal dos candidatos selecionados pela JEA para habilitação à matrícula, contendo as médias finais com as respectivas classificações, bem como da convocação para a Concentração Final.

O Curso de Formação será ministrado pelas Organizações Militares designadas pelo Órgão Central do Sistema de Ensino da Aeronáutica (SISTENS), tem a duração de 16 semanas e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

A instrução ministrada no Campo Militar visa, primordialmente, a transmitir ao aluno os postulados básicos da vida militar e os procedimentos de acordo com os mesmos e, ainda, a desenvolver elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela Força Aérea. Além das características de higidez física, necessária ao profissional militar, busca-se, por meio da referida instrução, sedimentar no aluno os princípios basilares da instituição - Hierarquia e Disciplina -, como também, os fundamentos de ética e estrutura organizacional militar, para que, ao terminar o curso, esteja dotado de todas as qualidades que caracterizam e personificam os integrantes da Força Aérea Brasileira.

A instrução ministrada no Campo Técnico-Especializado visa proporcionar o nivelamento dos conhecimentos dos alunos de diferentes origens e formações, em prol de um desempenho profissional especializado que atenda às necessidades do Comando da Aeronáutica.

O prazo de validade do EA CFT B 2009 expirar-se-á 4 dias corridos após a data prevista para a matrícula, sendo tal prazo improrrogável.

Compartilhe: