Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, assinale a alternativa INCORRETA.
Segundo a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Art. 10 Compete às Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais,de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Municípios e do Distrito Federal:
Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 e suas diretrizes analise os contextos abaixo:[1] Regionalização e Hierarquização: dos pontos de atenção da RAS, tendo a Atenção Básica como ponto de comunicação entre esses. Considera-se regiões de saúde como um recorte espacial estratégico para fins de planejamento, organização e gestão de redes de ações e serviços de saúde em determinada localidade, e a hierarquização como forma de organização de pontos de atenção da RAS entre si, com fluxos e referências estabelecidos. [2] Territorialização e Adstrição: aponta para o desenvolvimento de ações de cuidado de forma singularizada, que auxilie as pessoas a desenvolverem os conhecimentos,aptidões, competências e a confiança necessária para gerir e tomar decisões embasadas sobre sua própria saúde e seu cuidado de saúde de forma mais efetiva.O cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena. A família, a comunidade e outras formas de coletividade são elementos relevantes, muitas vezes condicionantes ou determinantes na vida das pessoas e, por consequência, no cuidado.Assinale a alterativa CORRETA.
Referente a Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações. Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS: Assinale a alternativa CORRETA.
Conforme a Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações. Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):
Assinale verdadeiro ou falso:
| ( ) | Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços deinteresse da saúde, abrangendo: I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. |
| ( ) | Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. |
| ( ) | Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina,através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo: I - assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho; II - participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho; entre outros. |
Referente a Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações. Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:III- definir e coordenar os sistemas:Assinale a alternativa INCORRETA.
Conforme a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS art. 5º - A Regulação do Acesso à Assistência efetivada pela disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão por meio de atendimentos às urgências, consultas, leitos e outros que se fizerem necessários contempla as seguintes ações:
Segundo a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS art. 6º - Os processos de trabalho que compõem a Regulação do Acesso àAssistência serão aprimorados ou implantados deforma integrada, em todos as esferas de gestão do SUS, de acordo com as competências de cada esfera de governo.Com base nessa informação marque a alternativa INCORRETA.
Segundo a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS Art. 10. Cabe à União,aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal exercer, em seu âmbito administrativo, as seguintes atividades:
Referente a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS leia os contextos abaixo:[1] A área técnica da regulação do acesso será estabelecida mediante estruturas denominadas Complexos Reguladores, formados por unidades operacionais denominadas centrais de regulação,preferencialmente, descentralizadas e com um nível central de coordenação e integração. [2] As atribuições da regulação do acesso serão definidas em conformidade com sua organização e estruturação. Assinale a alterativa CORRETA.
Detectores devem apresentar as seguintes características:
O colimador, no aparelho de Raios x tem a função de:
Sobre tipos de contraste é INCORRETO afirmar que:
Sobre a classificação de Salter-Harris é CORRETO afirmar:
É um componente capaz de limitar o campo de incidência da radiação, suavizando os feixes de raios X:
As imagens geradas pela radiografia são semelhantes a negativos de fotografias. Elas mostram as estruturas anatômicas em duas dimensões, em tons de cinza. A tonalidade mais ou menos intensa depende da:
Quando os elétrons chocam-se com o alvo, raios X são produzidos através de dois mecanismos:
As ampolas são, geralmente, referenciadas,segundo duas características principais:
A radiação de baixa energia não contribui para a formação da imagem e é nociva ao paciente logo então é utilizada na radiologia diagnóstica:
Responsável pela liberação de elétrons que irão se chocar com o anódio produzindo raios X e calor. É constituído por um ou dois filamentos helicoidais de tungstênio, que suportam temperaturas elevadas(acima de 2000° C).
É o polo positivo do tubo, que deve ser constituído de um material de boa condutividade térmica, alto ponto de fusão e alto número atômico.
Biossegurança diz que o profissional da radiologia deve utilizar como EPI os óculos chamado de_______________ por possuir em sua composição_________________.
São aqueles em que a probabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida, sem a existência de limiar. Isto significa que doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendações de radioproteção, podem induzir tais efeitos. Entre estes efeitos, destaca-se o câncer. Esta definição descreve os efeitos:
As pessoas apresentam sintomas de doença causada por radiação, conhecida como síndrome aguda da radiação, que podem incluir, EXCETO:
O conceito de __________________ utilizado em radioproteção envolve a combinação da probabilidade de ocorrência, severidade (gravidade) e tempo de manifestação de um determinado dano. Nada mais é do que a estimativa do prejuízo total que, eventualmente, seria experimentado por um grupo ou pessoa expostos à radiação, inclusive seus descendentes.
Os efeitos determinísticos dizem respeito as dose se levadas de radiação. Alguns exemplos desse tipo de efeito na pele humana são, EXCETO:
Em Anatomia Radiológica, a tuberosidade glútea é localizada:
A incisura da escápula é um detalhe anatômico visualizado na:



























