Provas para Download

Prova Técnico de Laboratório - Mineração - UFPE
Visualizar os arquivos PDF
Ver tecnico-labor-mineracao.pdf
PDF
tecnico-labor-mineracao.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar tecnico-labor-mineracao.pdf
PDF
tecnico-labor-mineracao.pdf
Baixar gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar tecnico-labor-mineracao.pdf
PDF
tecnico-labor-mineracao.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 29 Q3070837 Q12 da prova

A massa média de um grupo de n pessoas é de 78 kg. Quatro novas pessoas, com uma massa média de 92 kg, se juntam ao grupo, sem que nenhuma das pessoas anteriores saísse do grupo, e a média das massas passou a ser de 82 kg. Qual o valor de n?

Reportar Erro
Questão 2 de 29 Q3070838 Q31 da prova

Após o minério ser extraído da mina, os blocos são encaminhados ao britador para que sejam reduzidos a uma granulometria conveniente para alimentação dos moinhos ou para sua utilização direta. Dentro do processo de cominuição de minérios, a britagem é responsável, entre outras coisas, pelo tamanho e pela forma dos fragmentos de minério, sendo os processos divididos em secundário, terciário e quaternário. Esse último é mais utilizado para produzir

Reportar Erro
Questão 3 de 29 Q3070839 Q32 da prova

Qual dos minerais abaixo é um carbonato?

Reportar Erro
Questão 4 de 29 Q3070840 Q33 da prova

Em relação aos grandes grupos de rochas, é correto afirmar que:

  1. granito, sienito, riolito e diorito são rochas ígneas.
  2. basalto, gnaisse, anfibolito e xisto são rochas metamórficas.
  3. siltito, argilito, conglomerado e gabro são rochas sedimentares.
  4. ardósia, mármore, quartzito e biotita xisto são rochas metamórficas.
Estão corretas, apenas:

Reportar Erro
Questão 5 de 29 Q3070841 Q34 da prova

Sobre os minerais, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 6 de 29 Q3070842 Q35 da prova

Rochas são materiais consolidados, formados por uma ou mais espécies minerais, que são analisados como unidade da crosta terrestre e que acontecem com relativa frequência. Na identificação das rochas, as seguintes propriedades devem ser avaliadas:

Reportar Erro
Questão 7 de 29 Q3070843 Q36 da prova

Na prospecção mineral de metais, são largamente utilizados, por serem de baixo custo dentro da prospecção geofísica, os métodos

Reportar Erro
Questão 8 de 29 Q3070845 Q38 da prova

Em relação a um projeto de mineração, pode-se dizer que sua última etapa é

Reportar Erro
Questão 9 de 29 Q3070846 Q39 da prova

As etapas da mineração, ou seja, os passos para iniciar trabalhos nessa área, em ordem cronológica, são:

Reportar Erro
Questão 10 de 29 Q3070847 Q40 da prova

Atualmente, o processo dominante no tratamento de quase todos os tipos de minérios, devido à sua grande versatilidade e seletividade, além de permitir a obtenção de concentrados com elevados teores e expressivas recuperações, é o processo de

Reportar Erro
Questão 11 de 29 Q3070848 Q41 da prova

Considerando-se um maciço rochoso e levando-se em consideração as suas propriedades físico-químicas, analise as alternativas abaixo no que tange ao uso do método de sondagem.

  1. A sondagem rotativa a diamante é uma técnica que permite o estudo petrográfico (textura, estrutura, mineralogia etc.) e lito-geoquímico das rochas e é indicada tanto para rochasinconsolidadas ou friáveis quanto para rochas duras.
  2. A sondagem manual a trado permite determinar o perfil estratigráfico do solo em profundidades pequenas e de pequeno diâmetro, e é indicada para a coleta de amostras de sedimentos inconsolidados e situados acima da linha d’água.
  3. A sondagem rotativa permite obter amostras contínuas de material rochoso e com formato cilíndrico, a partir da ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que atuam com poder cortante.
  4. A sondagem a percussão é uma técnica de investigação do subsolo que, associada ao ensaio de penetração padronizado, mede a resistência do solo e permite a coleta de amostras alojadas no interior do barrilete.
Estão corretas, apenas:

Reportar Erro
Questão 12 de 29 Q3070849 Q42 da prova

A quantificação dos minerais é uma etapa muito importante na caracterização de uma amostra, geralmente bem mais complexa que a simples qualificação dos minerais, e fortemente dependente da mineralogia da amostra e dos recursos analíticos disponíveis. Sobre os procedimentos de quantificação mais comumente aplicados pode-se afirmar que:

  1. são cálculos estequiométricos a partir de análise química e da composição mineralógica da amostra.
  2. são métodos de refinamento de espectro de difração de raios X multifásico total, ou apenas método de Rietveld.
  3. são análises termogravimétricas, quando uma ou mais fases perdem ou ganham massa com aumento da temperatura.
  4. são métodos baseados apenas na análise de imagens.
Estão corretas:

Reportar Erro
Questão 13 de 29 Q3070850 Q43 da prova

Após ser lavrado, o minério é beneficiado de acordo com as Normas Reguladoras de Mineração (NRM),tornando‐se apto para utilização. Em relação aos processos de beneficiamento, pode-se dizer que:

  1. a Fragmentação é o processo realizado pelo etapa de britagem para diminuição granulométrica dos minerais, até que os minerais úteis possam ser fisicamente liberados dos minerais indesejáveis.
  2. a Classificação é o processo de separação de partículas por tamanho, em conjunto com as etapas de fragmentação. Os principais equipamentos utilizados para classificar são: peneiras, classificadores mecânicos e ciclones.
  3. a Concentração é o processo de separação de espécies minerais de valor econômico.
  4. a Classificação é o processo de separação de partículas por tamanho, em conjunto com as etapas de fragmentação. Os principais equipamentos utilizados para classificar são peneiras e ciclones.
Estão corretas, apenas:

Reportar Erro
Questão 14 de 29 Q3070851 Q44 da prova

Considerando as principais técnicas de disposição de rejeitos na mineração, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 15 de 29 Q3070852 Q45 da prova

Sobre separação magnética e eletrostática, analise as alternativas abaixo.

  1. A aplicação da separação magnética ao processamento mineral depende da susceptibilidade magnética dos minerais a serem processados.
  2. O método eletrostático de beneficiamento de minérios considera a condutividade elétrica dos minerais como a propriedade básica de separação.
  3. Minerais ferromagnéticos compreendem aqueles que são fortemente atraídos pelo ímã comum.
  4. Minerais diamagnéticos possuem susceptibilidade magnética negativa.
  5. Os minerais paramagnéticos não são atraídos pelo ímã comum, em hipótese alguma.
Estão corretas, apenas:

Reportar Erro
Questão 16 de 29 Q3070853 Q46 da prova

Em relação aos minerais citados abaixo, assinale a alternativa que contém apenas minerais de rochas metamórficas.

Reportar Erro
Questão 17 de 29 Q3070854 Q47 da prova

A seleção de um método ou outro para a disposição dos rejeitos da mineração depende:

  1. da presença ou não de vegetação na área próxima à mineração.
  2. das condições geológicas e topográficas da região.
  3. das propriedades mecânicas dos materiais.
  4. do poder de impacto ambiental de contaminantes dos rejeitos.
  5. das condições climáticas da região.
Estão corretas, apenas:

Reportar Erro
Questão 18 de 29 Q3070855 Q48 da prova

Acerca de legislação mineral, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 19 de 29 Q3070856 Q49 da prova

Os impactos ambientais negativos provocados por uma empresa, em geral, são enquadrados em: medidas preventivas, mitigadoras e compensatórias. O objetivo de uma medida mitigadora de impacto ambiental é:

Reportar Erro
Questão 20 de 29 Q3070857 Q50 da prova

A Série ISO 14000 é composta por várias normas. Com relação à ISO 14000, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 21 de 29 Q3070858 Q51 da prova

A ISO 14001 adota uma abordagem sistêmica, a qual possibilita que a organização atinja o sucesso sustentável a:

Reportar Erro
Questão 22 de 29 Q3070859 Q52 da prova

Para efeito das Normas Reguladoras de Mineração (NRM), o beneficiamento ou tratamento de minérios visa preparar granulo metricamente, concentrar ou purificar minérios por:

Reportar Erro
Questão 23 de 29 Q3070860 Q53 da prova

A difração de raios X é outra das ferramentas básicas para caracterização mineralógica de minérios. O método baseia-se na interação de ondas, na frequência de raios X, com os planos de repetição sistemática do retículo cristalino. Pela própria definição, portanto, aplica-se apenas a:

Reportar Erro
Questão 24 de 29 Q3070861 Q54 da prova

Um equipamento imprescindível à caracterização de minérios e materiais é o microscópio eletrônico de varredura (MEV). O MEV fornece, basicamente, imagens em níveis de cinza, proporcionais a algum sinal gerado pela interação do feixe com a superfície da amostra. Para aplicações gerais, as imagens mais comuns, produzidas pela interação do feixe com os átomos presentes na amostra, são:

Reportar Erro
Questão 25 de 29 Q3070862 Q55 da prova

Dentre os métodos geofísicos mais indicados na prospecção mineral de metais, encontram-se os métodos:

Reportar Erro
Questão 26 de 29 Q3070863 Q56 da prova

Com relação ao processo de lavra a céu aberto, uma de suas principais vantagens é:

Reportar Erro
Questão 27 de 29 Q3070864 Q57 da prova

O art. 225, § 2º da Constituição Federal, impõe àquele que explorar recursos minerais a responsabilidade de recuperar os danos ambientais causados pela atividade de mineração, consistente na obrigação de "recuperar o meio ambiente degradado, de acordo coma solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma de lei”. O Diretor Geral do Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM, editou a Portaria nº 237, de 18.10.2001, alterada pela Portaria nº 12, de 22.01.2002, instituindo as Normas Reguladoras de Mineração (NRM). Segundo a NRM nº20, o procedimento protocolar para o Plano de Fechamento de Mina, deve estar contemplado no:

Reportar Erro
Questão 28 de 29 Q3070866 Q59 da prova

A ciência antecedente da distribuição granulométrica das partículas a serem trabalhadas é de amplo valor, pois determina as condições de operação e os equipamentos que levarão ao resultado final esperado e ajudará no cálculo da energia imprescindível para produzi-lo (Valadão et al., 2007). A partir do exposto, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 29 de 29 Q3070867 Q60 da prova

Na operação de amostragem, a quantidade de material resultante das etapas de preparação da amostra primária, com massa e granulometria adequadas à realização de ensaios químicos, físicos, mineralógicos, dentre outros, é a definição para

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota