Provas para Download

Prova Técnico de Desenvolvimento da Educação Infantil - Pref. Alta Floresta/MT
Visualizar os arquivos PDF
Ver tecnico-de-desenvolvimento-da-educacao-infantil.pdf
PDF
tecnico-de-desenvolvimento-da-educacao-infantil.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar tecnico-de-desenvolvimento-da-educacao-infantil.pdf
PDF
tecnico-de-desenvolvimento-da-educacao-infantil.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar tecnico-de-desenvolvimento-da-educacao-infantil.pdf
PDF
tecnico-de-desenvolvimento-da-educacao-infantil.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 14 Q1043177 Q2 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 02 a 04.

Ah, Isoldaxina!

Era suave o semblante da jovem Isoldaxina. Exceto quando tinha de pronunciar seu nome. Morria de vergonha toda vez que precisava preencher algum cadastro na cidade. Para ela, Isoldaxina faria muito mais sentido se estivesse escrito em uma caixa de remédios.
O sobrenome também não ajudava: Misântera. E quanto aos apelidos… melhor nem comentar.
Certo dia, conheceu um homem gentil, de olhar cândido e palavras tênues. Ele lhe ofereceu uma bebida e perguntou o nome dela. Isoldaxina ruborizou. E agora? Será que ele faria uma cara de estranheza? Tentaria segurar o riso?
Quando ela criou coragem e disse “Isoldaxina”, ele sorriu. Um sorriso gentil e amável. Em seguida, apresentou-se: Rufólgeno Duarte.
Foram felizes para sempre!
(MARTINZ, J. Disponível em: www.corrosiva.com.br . Acesso em: 20/08/23.)

Sobre o texto, analise as afirmativas.

Reportar Erro
Questão 2 de 14 Q1043185 Q23 da prova

Considerando a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (e suas alterações), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

Reportar Erro
Questão 3 de 14 Q1043187 Q25 da prova

A Lei Complementar Municipal nº 2.771/2023 dispõe sobre o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica Pública Municipal e respectivo Plano de Cargos, Carreiras e Salários e dá outras providências. De acordo essa Lei, considere os critérios.

Reportar Erro
Questão 4 de 14 Q1043188 Q26 da prova

Acerca dos pressupostos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação, a partir de uma perspectiva crítica, é correto afirmar:

Reportar Erro
Questão 5 de 14 Q1043190 Q28 da prova

Tendo em vista as políticas públicas para a educação especial, analise as afirmativas.

Reportar Erro
Questão 6 de 14 Q1043193 Q31 da prova
Instrução: Leia o texto abaixo para responder às questões de 31 a 33.

Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.
Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação. (...)
Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. (BRASIL. Ministério de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estipula direitos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil. Sobre esses direitos, analise as afirmativas.

Reportar Erro
Questão 7 de 14 Q1043194 Q32 da prova

Em relação à integração entre educar e cuidar na escola, é INCORRETO afirmar:

Reportar Erro
Questão 8 de 14 Q1043195 Q33 da prova

Tendo em vista a intencionalidade educativa no processo pedagógico na Educação Infantil, é INCORRETO afirmar que o(a) educador(a) deve

Reportar Erro
Questão 9 de 14 Q1043196 Q34 da prova

Acerca da organização do trabalho pedagógico e da gestão democrática nos sistemas de ensino e na escola, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

Reportar Erro
Questão 10 de 14 Q1043197 Q36 da prova

Acerca do Projeto Politico-Pedagógico (PPP) e seus fundamentos para a orientação e a implementação das ações educativas da escola, analise as afirmativas.

Reportar Erro
Questão 11 de 14 Q1043198 Q37 da prova

Candau, em “Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas” (Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, Jul/Dez 2011), afirma: Diferentes grupos socioculturais conquistam maior presença nos cenários públicos, tanto no âmbito internacional como em diversos países do continente latino-americano e, especificamente, no nosso país. Tensões, conflitos, tentativas de diálogo e negociação se multiplicam. As diferenças culturais – étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – se manifestam em todas as suas cores, sons, ritos, saberes, sabores, crenças e outros modos de expressão. As questões colocadas são múltiplas, visibilizadas principalmente pelos movimentos sociais, que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural. No âmbito da educação também se explicitam cada vez com maior força e desafiam visões e práticas profundamente arraigadas no cotidiano escolar. A cultura escolar dominante em nossas instituições educativas, construída fundamentalmente a partir da matriz político-social e epistemológica da modernidade, prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo, considerados como elementos constitutivos do universal. Nesta ótica, as diferenças são ignoradas ou consideradas um “problema” a resolver.

Reportar Erro
Questão 12 de 14 Q1043199 Q38 da prova

A respeito da Educação Especial e Inclusiva na Educação Infantil, é correto afirmar:

Reportar Erro
Questão 13 de 14 Q1043200 Q39 da prova

Acerca do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, é correto afirmar:

Reportar Erro
Questão 14 de 14 Q1043201 Q40 da prova

Em relação à avaliação na Educação Infantil, analise as afirmativas.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota