Segundo Paulo Freire, é preciso que compreendamos a leitura de mundo do educando, ou seja, considerar aquilo que ele traz consigo e que é revelado no seu cotidiano. O autor ressalta que respeitar essa leitura de mundo “significa torná-la um ponto de partida para a compreensão do papel da curiosidade, de modo geral, e da curiosidade humana, de modo especial, como um dos impulsos fundantes da produção de conhecimento” (Freire, 1996, p. 139). Assim, a educação possibilita que as crianças expressem seu entendimento com relação a coisas e acontecimentos que as cercam, ampliando sua criatividade e ________. Preenche corretamente a lacuna:
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs) definem _________ como um: (...) conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças (...). (Brasil. MEC, 2009, p. 12) Preenche corretamente a lacuna:
Ao final do século XIX e início do século XX, vemos que as brincadeiras e os materiais pedagógicos passaram a ser considerados como o principal instrumento de trabalho nas escolas, sobretudo naquelas de educação infantil. Anos depois, sobretudo em meados de 1920, vemos o levante do Movimento Escola Nova, iniciado nos Estados Unidos. No Brasil, o Movimento Escola Nova surgiu, também, em meados de 1920 e 1930. É um dos grandes precursores da Escola Nova no Brasil:
Segundo Vygotsky, o meio desempenha, no desenvolvimento da criança, no que se refere no desenvolvimento da personalidade e de suas características ao homem, o papel de uma fonte de desenvolvimento, ou seja, o meio, neste caso, desempenha o papel não de circunstância, mas de fonte de desenvolvimento. Desta forma, para o autor:





























