O sarampo é uma patologia transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. O vírus do sarampo no sangue provoca uma inflamação geral dos vasos sanguíneos, responsável por diversas alterações. Na cavidade bucal da criança, apresentam-se como pequenas manchas brancas com borda avermelhada, localizadas comumente na região interna das bochechas, próximas aos primeiros molares decíduos.
Esse importante marcador patognomônico do sarampo é conhecido como:
Um paciente com 14 anos de idade chega a uma unidade de saúde após uma queda, relatando que sofreu um trauma na região do incisivo central superior direito e que, com a pancada, o dente 21 saiu completamente do alvéolo, caindo no chão. A mãe do menino armazenou o dente em um pote contendo leite. O exame radiográfico mostrou que não havia fratura na tábua óssea alveolar.
Diante dessas informações, marque a alternativa falsa.
A realização de procedimentos restauradores fundamenta-se na manutenção das funções biológicas e no restabelecimento estético do paciente. Dentro dessa perspectiva, o conhecimento do espaço biológico se faz necessário. Este compreende:
Em relação ao tamanho das partículas de carga das resinas compostas, assinale a alternativa correta.
Em relação aos amálgamas dentais, podemos afirmar que:
Os ionômeros de vidro reforçados por componentes resinosos apresentam algumas vantagens em relação aos ionômeros convencionais, exceto:
Em relação ao flúor dos ionômeros de vidro podemos afirmar, exceto:
Em relação aos anestésicos locais, marque a alternativa errada.
Sobre as extrações dentárias, marque a alternativa correta.
Durante um procedimento cirúrgico para a extração do elemento dentário 23, o fórceps de escolha é o de numeração:
Situada entre o canino e o incisivo lateral superior, visualizada radiograficamente como uma área radio lúcida alongada, que corresponde ao registro da fóvea ou depressão óssea supraincisal, e que pode ser confundida com um cisto glóbulo maxilar.
Trata-se de qual estrutura?
De acordo com as propriedades dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), podemos afirmar que:
O Dente róseo de Mummery está associado a qual patologia dentária?
Paciente do sexo masculino, com 23 anos de idade, apresentou-se ao serviço de odontologia com um aumento de volume localizado na região posterior do lado esquerdo da mandíbula, assintomático. O exame radiográfico da região mostrou que a lesão aparecia tipicamente como uma imagem radio lúcida circunscrita que envolvia a coroa de um terceiro molar inferior não erupcionado. Histologicamente, a lesão consistia em uma parede cística fibrosa com um revestimento composto total ou parcialmente por epitélio com uma camada basal de células colunares ou cúbicas com núcleo hipercromático, que apresentava polaridade reversa e vacuolização citoplasmática basilar. As células epiteliais sobrejacentes estavam frouxamente coesas e lembravam o retículo estrelado.
Qual é o provável diagnóstico?
Doença autoimune na qual as células imunológicas atacam e destroem as glândulas exócrinas que produzem saliva e lágrima. Devido à xerostomia, os pacientes são mais suscetíveis às lesões cariosas e a mucosa bucal torna-se atrófica e friável.
Qual condição patológica foi descrita previamente?
























