A negação de "todo número ímpar é divisível por 3", é:
Encontre a distância entre os pontos A (5, 7) e B (6, 9)
Uma mercadoria sofreu dois acréscimos sucessivos de 10% e passou a custar R$ 726,00. Quanta custava a mercadoria anterior aos dois acréscimos?
Maior predisposição à instabilidade emocional e vulnerabilidade em situações estressoras podem ser observadas em pessoas com altos níveis de:
Sobre competências socioemocionais, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) os itens abaixo.
Assinale a alternativa que não integra as dimensões da Educação Integral.
Em relação conduta construída na ótica da ética profissional e em respeito à cidadania, marque a alternativa incorreta.
Nos aplicativos do Microsoft Office os ícones são organizados em grupos e os grupos são organizados em guias. Assinale a alternativa que apresenta o grupo onde os ícones copiar, colar e recortar estão localizados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia de atalhos para: recortar; colar; salvar e fechar um documento no Microsoft Word.
A primeira Revolução Industrial teve início no século XVIII, proporcionando alterações significativas nos transportes, máquina a vapor e mecanização, proporcionando o desenvolvimento da indústria e do comércio, consolidando o modo de produção capitalista na Europa. Esse processo é conhecido como "Indústria 1.0".
o início do século XXI vivencia-se a quarta Revolução Industrial, ou "Indústria 4.0".
São características dessa Revolução Industrial"?
A Constituição de 1988 é conhecida como Constituição "Cidadã". Em síntese ela expressa:
O Decreto que regulamenta a Lei nº 10.46/2002 e dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação do professores e instrutores de Libras e tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa?
Assinale a correta.
De acordo com a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, o Art. 6º. dispõe cinco atribuições do tradutor e intérprete de Libras, no exercício de suas competências. Analise as afirmativas abaixo e marque V(verdadeiro) e F(falso) de acordo com o Art. 6º:
| ( ) | prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais. |
| ( ) | atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas; |
| ( ) | realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. |
| ( ) | atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos; |
| ( ) | efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa; |
Ao abordar as concepções da surdez, Gesser (2009, p.63) afirma que"há duas formas de conceber a surdez: patologicamente ou culturalmente". Analise as afirmativas abaixo acerca das concepções sobre a surdez e marque V (verdadeiro) e F (falso):
| ( ) | Na perspectiva cultural, os surdos consideram importante: a língua de sinais, a identidade e cultura surda. |
| ( ) | A surdez olhada pela perspectiva cultural não é uma deficiência. |
| ( ) | Na concepção cultural, o surdo desenvolve suas habilidades cognitivas e linguísticas quando lhe é assegurado o acesso ao uso da língua de sinais em todos os ambientes em que transita. |
| ( ) | Na visão clínica existe a classificação dos tipos e graus de surdez |
De acordo com as atribuições do tradutor e intérprete de libras no contexto educacional, marque a alternativa CORRETA.
De acordo os parâmetros linguísticos da Libras, assinale a alternativa que apresenta sinais com a mesma localização:
Nas afirmações que se referem aos aspectos históricos, culturais e de identidade da comunidade surda,
Na língua portuguesa identificamos os tipos de frase através das entonações da voz. No caso de uma frase em Libras está pode estar na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa. Portanto, oque se deve observar:
O sinal da palavra, quando traduzida para Libras, que é executado com a mesma configuração de mãos com que se executa o sinal correspondente à palavra "amor" é:
Quando o tradutor e intérprete de Libras, ao atuar, ao mesmo tempo que recebe uma frase ou pensamento na língua fonte (Língua Portuguesa Oral) para passar para a língua alvo (Libras), o profissional está realizando uma interpretação:
Com relação ao disposto na Lei nº 13.146/2015, analise as opções abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
Analise as afirmativas considerando a gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras):
Qual afirmativa sobre a Libras é CORRETA? A Libras é
Leia a seguinte configuração:
Mão aberta, palma da mão para baixo, dedos para a esquerda, em frente ao peito. Mover a mão para trás, fechando-a em S e tocar o peito, com expressão de felicidade.
Assinale a alternativa que identifica o sinal formado por essa configuração:



























