Quanto à responsabilidade das esferas do governo no âmbito do SUS, caberá ao Ministério da Saúde, fundamentalmente, a implementação e a avaliação da Política Nacional de Medicamentos, ressaltando, dentre outras, a responsabilidade de
A seleção de medicamentos tem como base critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos. Um dos critérios adotados para a seleção de medicamentos é:
As atribuições clínicas do farmacêutico estão abrindo horizontes para o fortalecimento da farmácia clínica. É, dentre outras, atribuição clínica do farmacêutico relativa ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo:
A farmacocinética estuda a atividade do antimicrobiano no interior do organismo a partir dos parâmetros de velocidade de absorção, distribuição e eliminação da droga e de seus metabólitos. Em relação à absorção, é correto afirmar:
A partir da publicação da Portaria 344/98 de 31/12/98 do Ministério da Saúde, os medicamentos controlados passaram a ser dispensados. Considerando a Portaria e suas atualizações, a correlação correta para definir a substância é
Entre os sistemas de distribuição de medicamentos, é uma vantagem do sistema de dispensação por dose unitária:
Os aminoglicosídeos são antimicrobianos usados, principalmente, no tratamento de pacientes com infecções graves causadas por bactérias gram-negativas aeróbias. Um exemplo de medicamento do tipo “Aminoglicosídeos” é
As formas farmacêuticas de liberação controlada são sistemas especialmente desenvolvidos para possibilitar um melhor aproveitamento do fármaco pelo organismo. Os comprimidos de liberação controlada têm como um de seus objetivos:
A bactéria chamada Helicobacter pylori é um microorganismo que tem como habitat natural o estômago. O tratamento convencional do Helicobacter pylori consiste na utilização de antimicrobianos associado a um inibidor de bomba de prótons (IBP). Os esquemas utilizados no tratamento da gastrite causada pelo Helicobacter pylori são
A quimioterapia é a utilização de drogas, injetáveis ou por via oral, com o objetivo de destruir ou bloquear o crescimento das células cancerígenas. O agente quimioterápico e seu mecanismo de ação estão representados, corretamente, em:
De acordo com o Código de Ética Farmacêutica, Título IV Das Infrações e Sanções Disciplinares, Art. 20, são sanções disciplinares:
Efeito colateral é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por um medicamento utilizado em doses terapêuticas. A reação adversa do tipo efeito colateral devido ao uso de um medicamento está, corretamente, representada em:
A RDC nº 67 de 08 de outubro de 2007 dispõe sobre
As interações medicamentosas classificadas como farmacodinâmicas se referem quando duas ou mais drogas produzem efeitos que se interagem ou quando a interação ocorre a nível de receptores farmacológicos. Quanto a esse tipo de interação medicamentosa, é correto afirmar que
Os pró-fármacos são fármacos em sua forma inativa ou substancialmente menos ativas que, quando administrados, sofrerão uma bio transformação in vivo, passando a produzir metabólitos ativos. A metildopa é um pró-fármaco cujo metabólito ativo, metil norepinefrina, é um anti-hipertensivo que atua como



























