A NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Segundo a NR 32, deve ser vedado(a), EXCETO:
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 e um dos seus maiores desafios é a humanização e a valorização dos usuários. Sendo assim, a PNH busca, EXCETO:
Em relação à PCR, a nova atualização da AHA, de 2020, orienta que a primeira tentativa seja o acesso ____ para administração de medicamentos. Caso não seja viável, a segunda opção será ____. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Segundo a “Diretriz da Doença Coronariana Estável” (2014), a doença cardiovascular, incluindo uma de suas principais formas de apresentação, a doença arterial coronária, continua sendo uma das principais doenças do século 21 por sua morbidade e mortalidade. A angina estável é uma síndrome clínica caracterizada por ____________________ e é tipicamente desencadeada ou agravada após __________ e atenuada com __________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Segundo a “Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes” (2023), a sarcopenia está diretamente relacionada à diabetes melito (DM), causando a perda de massa muscular e a redução da força muscular, sendo que também pode estar relacionada ao(à):
Segundo Silva e Alves (2021), a atuação da Enfermagem em conjunto com a Psicologia na identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) pode ser fundamental no sentido de:
I. Promover suporte emocional ao paciente, à família e à equipe.
II. Diminuir a vulnerabilidade emocional.
III. Diminuir as falhas na comunicação entre equipe e paciente.
IV. Prescrever o tratamento medicamentoso.
Quais estão corretas?
Segundo a Resolução COFEN nº 736/2024, Art. 4º, a sistematização da assistência de enfermagem é um processo realizado em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes, recorrentes e cíclicas. Sobre esse processo e suas etapas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A avaliação de enfermagem compreende o julgamento clínico.
( ) O diagnóstico de enfermagem compreende o desenvolvimento do plano assistencial.
( ) A implementação de enfermagem compreende a realização das intervenções, ações e atividades previstas no planejamento assistencial.
( ) A evolução de enfermagem compreende avaliação dos resultados alcançados.
( ) O planejamento de enfermagem compreende o desenvolvimento de um plano assistencial direcionado à pessoa, à família, à coletividade e a grupos especiais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação ao Programa Nacional de Segurança do Paciente, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Dano é o comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
( ) Evento adverso é o evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário à saúde.
( ) Gestão de risco é a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na identificação, análise, avaliação, comunicação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
São sintomas característicos do câncer de próstata:
I. Disúria, principalmente à noite.
II. Dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário.
III. Urgência para urinar.
IV. Oligúria ao longo do dia.
Quais estão corretos?
Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade é um(a) _____________ do enfermeiro. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
De acordo com Brunner e Suddarth (2010), o exame de gasometria arterial tem a finalidade de avaliar a _____ __________, determinar o nível de _______________ e monitorar a _______________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A terapia nutricional parenteral pós-operatória é indicada em condições desfavoráveis do tubo digestivo, como grandes ressecções intestinais, fístulas entéricas, pancreatites graves, entre outras. Um cuidado especial deve ser dedicado ao paciente com insuficiência renal devido à:
Conforme a RDC Anvisa nº 15/2012, produtos de assistência ventilatória e inaloterapia não poderão ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida com a utilização de saneantes:
A declaração de Alma Ata sobre os cuidados primários é um dos principais marcos históricos do desenvolvimento da atenção primária em saúde e trata da expansão:
A onicomicose é uma infecção caracterizada pela presença de fungos e parasitas nas:
Em relação à sondagem vesical de demora, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Deve-se conectar a sonda ao coletor de urina (atividade), testando o balonete (sistema fechado com sistema de drenagem com válvula antirrefluxo).
( ) Deve-se realizar a antissepsia da região perineal com solução padronizada, partindo da região anal para a uretra (região distal).
( ) Deve-se observar a drenagem de urina pelo cateter e/ou sistema coletor antes de insuflar o balão para evitar lesão uretral, que deverá ficar abaixo do nível da bexiga, sem contato com o chão. Observar para manter o fluxo desobstruído.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação às medidas de prevenção de infecção cirúrgica, são abordagens recomendadas:
I. Utilizar vancomicina como droga profilática rotineiramente.
II. Utilizar clorexidina degermante em todo o corpo, durante o banho, por 5 dias seguidos, exceto nas mucosas ocular e timpânica.
III. Utilizar curativos impregnados com antissépticos de rotina.
Quais estão corretas?



























