Provas para Download

Prova Assistente Técnico Pedagógico - Pref. São José do Cedro/SC
Visualizar os arquivos PDF
Ver assistente-tecnico-pedagogico.pdf
PDF
assistente-tecnico-pedagogico.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar assistente-tecnico-pedagogico.pdf
PDF
assistente-tecnico-pedagogico.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar assistente-tecnico-pedagogico.pdf
PDF
assistente-tecnico-pedagogico.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 11 Q1443503 Q1 da prova

Conforme consta na Lei n° 9.394/96 deve-se assegurar, em colaboração com os sistemas de ensino, processo nacional de avaliação das instituições e dos cursos de educação profissional técnica e tecnológica, como incumbência do(a):

Reportar Erro
Questão 2 de 11 Q1443505 Q2 da prova
Freinet foi um pedagogo influenciado e imerso nos acontecimentos históricos da primeira metade do século XX. Assumiu como outros pedagogos da Escola Nova, uma visão otimista e cheia de vida a respeito da educação e da vida. Seu discurso era carregado de bucolismo, metáforas, aspectos naturalistas e condenação à vida urbana a qual ele considerava pouco saudável para a educação das crianças. Fonte: IMBERNÓN, Francisco. Pedagogia Freinet. Penso Editora, 2009.

Identifique abaixo, um pedagogo que tenha sido influência para Freinet, à qual sua obra tenha sido posterior a dele(a):

Reportar Erro
Questão 3 de 11 Q1443509 Q4 da prova
A pessoa com deficiência tem direito à moradia digna, no seio da família natural ou substituta, com seu cônjuge ou companheiro ou desacompanhada, ou em moradia para a vida independente da pessoa com deficiência, ou, ainda, em residência inclusiva. Fonte: Lei n° 13.146/2015.

Sobre esse assunto, avalie e assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 4 de 11 Q1443513 Q6 da prova
O desenvolvimento e operacionalização de processos de acompanhamento efetivo dos estudantes em cursos à distância tem se mostrado um desafio para professores, instituições e profissionais que atuam com esta modalidade de ensino. Esta situação torna-se relevante tendo em vista que um fator importante para a efetividade de experiências de aprendizagem está relacionada com a capacidade de professores em monitorar este processo e tomar decisões com base em eventos observados. Fonte: Moore 2007; Romero-Zaldivar et al. 2012 apud GOTTARDO, Ernani;KAESTNER, Celso; NORONHA, Robinson Vida. Previsao de desempenho de estudantes em cursos ead utilizando mineraçao de dados: uma estratégia baseada em séries temporais. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2012.

Diante do exposto, quando um recurso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) não tenha sido acessado pelos estudantes da maneira que foi esperada, pode significar:

Reportar Erro
Questão 5 de 11 Q1443515 Q7 da prova
Uma nova proposta para a educação; um novo currículo é um convite, um desafio, uma aposta. Uma aposta porque, sendo parte de uma dada política pública, contém um projeto político de sociedade e um conceito de cidadania, de educação e de cultura. Fonte: KRAMER, Sonia. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação & Sociedade, v. 18, p. 15-35, 1997.

Portanto, sobre as características de uma proposta pedagógica, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

Reportar Erro
Questão 6 de 11 Q1443517 Q8 da prova
A supervisão, em contexto de formação, é entendida como um processo em que um profissional, em princípio mais experiente, mais informado e conhecedor dos segredos da profissão, orienta outro profissional, no seu desenvolvimento profissional e humano. Fonte: Alarcão & Tavares, 2010 apud Gaspar, M. I., Seabra, F., & Neves, C. A supervisão pedagógica: significados e operacionalização. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, 2012.

Diante do exposto, abaixo estão algumas descrições relativas à supervisão pedagógica, EXCETO:

Reportar Erro
Questão 7 de 11 Q1443519 Q9 da prova
No diálogo entre professor e aprendiz, cabe ao professor organizar as situações de aprendizagem. Elas devem constituir-se se atividades planejadas, propostas e dirigidas com a intenção de favorecer a ação do aprendiz sobre um determinado objeto de conhecimento. Fonte: Telma Weisz; Ana Sanchez. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.

Portanto, sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 8 de 11 Q1443520 Q10 da prova
Maximiano (2000) também entende a Administração como processo decisório, entretanto, sua definição não menciona as quatro funções administrativas. O autor vincula a gestão à tomada de decisão: primeiro deve ocorrer à deliberação do que será feito, depois estas decisões devem ser postas em prática, ou seja, tirar do campo das ideias o que foi definido para que se tenha um resultado consistente, de acordo com o que foi anteriormente determinado como alvo. Fonte: LIMA, Marcos Antonio Martins et al. Funções da gestão educacional: Planejamento, organização, direção e controle nas escolas municipais de Aquiraz-CE, Brasil. Revista Eletrônica de Educação, 2014.

Portanto, são consideradas as quatro etapas de um processo de administração e gestão, as seguintes:

Reportar Erro
Questão 9 de 11 Q1443522 Q11 da prova
Guerreiros Nagô? Você está cantando errado! A música não é assim... Foi o que um menino disse à Virginia quando ela começou a cantar a nova versão da conhecida música "Escravos de Jó". Virginia respondeu: não, está certinho do jeito que estou cantando! É só outra versão da música que você conhece. Foi uma delícia ensiná-los! Depois de já estarem familiarizados com a música, fomos lá fora fazer uma roda. Foi uma atividade muito gostosa, muito divertida. Como essa turma gosta e aproveita esses momentos de brincadeiras no jardim! Acho que vale muito a pena investir mais nisso. Conversando com Cibele Racy, diretora da EMEI Guia Lopes, mais tarde, fez muito sentido para ela que procurássemos cantar uma música de modo a não enaltecer a condição de escravos dos negros, mas algo positivo, como a força do guerreiro nagô. Trecho do relatório da Professora Ana Carolina, EMEI Guia Lopes, 25/5/2011 Fonte: Educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT: Instituto Avisa lá - Formação Continuada de Educadores, 2012.

O texto acima exprime a:

Reportar Erro
Questão 10 de 11 Q1443526 Q15 da prova
Quem deve pagar por danos de inundação no aeroporto de Porto Alegre, fechado há 70 dias Entre as imagens da tragédia climática no Rio Grande do Sul, nenhuma explicitou os danos sofridos pela infraestrutura gaúcha como a do Boeing 727-200 da companhia Total Cargo com água na altura dos pneus na pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A cena comprovou que a enchente não havia poupado nem mesmo o único aeródromo internacional do Estado mais meridional do Brasil. Fechado no dia 3 de maio, o Salgado Filho está no centro de um impasse entre o governo federal e a concessionária Fraport Brasil − Porto Alegre. Oficialmente, o dilema resume-se a uma pergunta: quem custeará os reparos no aeroporto? Por trás dos aspectos financeiros e legais, porém, pairam diferenças entre as partes que remontam à privatização das instalações, há sete anos, passando pelos prejuízos decorrentes da pandemia do novo coronavírus e chegando ao xadrez eleitoral no Estado e no país. Com uma área de 72 mil metros quadrados na zona norte da capital, o aeroporto fica em um terreno baixo em relação ao leito do Rio Gravataí, que atravessa a região antes de desaguar no Lago Guaíba. Com a cheia, a água avançou pelas avenidas de acesso, cobrindo pista, dois terminais de passageiros, hangares e outras dependências. (https://www.bbc.com/portuguese/articles/cz7eyw7g314o)

Em relação as estruturas sintáticas e semânticas do texto, analise:

Reportar Erro
Questão 11 de 11 Q1443528 Q19 da prova
"Em 1956 chegou o primeiro pároco e na oportunidade foi eleito "São José" o padroeiro da comunidade que, associado ao nome primitivo, deu origem ao nome do município, passando a chamar-se São José do Cedro. Em 19 de março de 1957 fez-se o primeiro ato religioso, na casa de Antônio Jacoski. Os colonizadores, então, decidiram construir uma casa que serviria como capela e escola. São José do Cedro, então, era apenas distrito e pertencia a (...)." Disponível em: https://saojosedocedro.atende.net/cidadao/pagina/apresentacao

O trecho acima descreve fatos que compõem a história do município de São José do Cedro/SC e cita a definição do nome da cidade que à época ainda era um distrito. A qual cidade pertencia esse distrito?

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota