Analise as afirmativas quanto à classe de palavras usadas no texto:
I- “Não” é um exemplo de advérbio utilizado no texto.
II- “Mas” e “ou” são exemplos de conjunções utilizadas no texto.
III- “Em”, “de” e “cujo” são exemplos de preposições utilizadas no texto.
Assinale a alternativa correta:
(...) as forças da desinformação entendem muito bem que as crateras abertas na imprensa ampliam suas oportunidades de estrago.” (Ken Doctor, especialista em jornalismo local do Nieman Lab (Harvard)). Exposta essa temática, analise as duas afirmativas abaixo e responda ao que se pede:
Afirmativa I - A maioria dos municípios brasileiros possui mídia local – jornal, emissora de rádio e TV – com programação propriamente jornalística.
Afirmativa II - No Brasil, há uma reprodução de um fenômeno que ocorre nos EUA – “jornais fantasmas” –, ou seja, veículos locais que reproduzem noticiário de agências nacionais e internacionais e quase esterilizados de informação da cidade.
Assinale a alternativa correta:
Considere as afirmativas abaixo:
− Sua coleção botânica e acervo de arte contemporânea são utilizados sistematicamente para projetos educativos e para a formação de profissionais de áreas ligadas à arte e ao meio ambiente.
− Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo Parque Ambiental.
− Foi apresentado pela primeira vez ao público em setembro de 2004, mas seu acervo vem sendo formado desde meados de 1980.
A descrição acima se refere ao/à:
Analise as atividades e eventos abaixo e, diante de cada um, escreva V, para os que integram a agenda de lazer e entretenimento de Guabiruba, e F, para os que não integram:
( ) Noite dos Candelabros.
( ) Caminhada Ecológica e Religiosa do Morro São José.
( ) Trilha da Gueba - Caminhos da Mata Atlântica.
( ) Canyoning da Grota.
( ) Exposição de rendas de bilro.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Sobre relações humanas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
Primeira coluna:
1- Aceitação
2- Capacidade de ouvir
3- Paciência
4- Empatia
Segunda coluna:
( ) Permite entender os sentimentos dos outros.
( ) É a aptidão para sentir o que os outros pensam e sentem.
( ) Compreende que as pessoas são falhas e precisam de ajuda.
( ) Permite suportar uns aos outros.
Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:
Para exercer legalmente a profissão, todo/a profissional Assistente Social deve estar obrigatoriamente inscrito/a no Conselho Regional de Serviço Social na área de jurisdição onde irá atuar. De acordo com o Art. 17, da Lei Federal nº 8.662/93 (Lei que regulamenta a profissão do Assistente Social), todo profissional deve possuir Carteira de Identificação Profissional, que servirá de prova para fins de exercício profissional, e de Carteira de Identidade Pessoal e terá fé pública em todo o território nacional. Quem é responsável pela expedição da Carteira de Identificação Profissional:
Considera-se um trabalho orientado por uma perspectiva crítica, no Serviço Social, aquele que:
Considere que uma família residente no município de Guabiruba foi ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) buscar a orientação dos serviços direcionados a crianças de até 6 anos, na Proteção Social Básica. De acordo com o que prevê a Política Nacional de Assistência Social, qual o serviço disponível especificamente a esse público:
O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e/ou Idosas tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários e visa à garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento. Na Tipificação Nacional, os Serviços Socioassistenciais são organizados por níveis de complexidade. A qual nível o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas pertence:
O Planejamento Social constitui-se em uma instância estratégica da intervenção profissional na realidade social e é condição para uma ação profissional competente, crítica e criativa, respaldada na dinâmica da realidade, das necessidades e demandas sociais. Entre as atribuições, o Assistente Social pode elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos. Responda qual das alternativas abaixo sintetiza o entendimento do que é um projeto:
A formação profissional constitui um processo contínuo e, segundo Guerra (2002), inclui as seguintes dimensões: técnico-instrumental, teórico-intelectual, investigativa, ético-política e formativa. A dimensão ético-política pressupõe:
A promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) apresenta um avanço em relação ao tratamento dado às denúncias relativas à violência contra a mulher. De acordo com a referida legislação, o que configura violência moral contra a mulher:
Os municípios precisam estar atentos para os instrumentos normativos (NOB/Suas, Portarias, Instruções Normativas e Operacionais, Editais, Termos de Aceite etc.), para poder receber recursos do Governo Federal, repassados por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), como cofinanciamento dos programas, serviços e projetos relativos à política de assistência social. Esses instrumentos normativos definem os critérios e procedimentos para o acesso a esses recursos, tendo em vista pactuação na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e deliberação do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Conforme Art. 30 da LOAS, os requisitos mínimos para que o município acesse os recursos federais são a existência e funcionamento:
A Lei Maria da Penha cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do Art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Isso posto, assinale a alternativa que identifica o público-alvo dessa lei:
Assinale a alternativa que indica o local em que deve ser realizada a primeira solicitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o que é preciso:
A formação profissional deve viabilizar a capacitação teórico-metodológica e ético-política como requisito fundamental para o exercício das atividades técnico-operativas, com vistas à compreensão do significado social da profissão e do seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários nacional e internacional, desvendando as possibilidades de ação contidas na realidade e identificação das demandas, visando realizar as respostas profissionais para o enfrentamento da questão social. Considerando as atribuições e competências profissionais, assinale a alternativa que é vedada ao exercício do profissional do(a) assistente social nos termos previstos na Lei nº 8.662/93:
Pereira (2008) apreende a política pública como a conversão de demandas e decisões privadas e estatais em decisões e ações públicas que afetam e comprometem a todos. Para a autora, o termo público está associado à política, e não pode ser entendida como uma referência exclusiva ao Estado, pois se refere à coisa pública. A política social pode ser compreendida como produto da relação dialeticamente contraditória entre estrutura e história e, portanto, das relações antagônicas entre capital e trabalho, Estado e sociedade. No século XXI, num contexto de crise do capital, para retomar os processos de acumulação e valorização de capital, entre as estratégias adotadas é realizado um conjunto de corte nos gastos públicos, contrarreformas, realiza-se a privatização e mercantilização de serviços públicos. Essas contradições e antagonismos se agravam após 1990, com a adoção do projeto:
A Resolução do CFESS nº 556/2009 dispõe sobre os procedimentos para efeitos da lacração do material técnico e sigiloso do Serviço Social. Considerando as orientações éticas e técnicas do Conselho Federal e Regional de Serviço Social, o que é compreendido por material técnico sigiloso do Serviço Social?
Nas políticas públicas, os assistentes sociais são convidados a atuarem nos espaços socio-ocupacionais com outros profissionais de forma multi e interdisciplinar, inclusive incentivando e estimulando essa prática. Entretanto, considerando a função privativa do/da assistente social, essa atuação multidisciplinar é normatizada pelo Conselho Federal de Serviço Social e deverá garantir a especificidade de sua área de atuação. No que se refere ao entendimento ou opinião técnica do/da assistente social sobre o objeto de intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ou equipe multidisciplinar, sua manifestação deve:
A noção de pobreza, historicamente, já foi representada por vários estereótipos sociais e preconceitos, sendo o pobre identificado como preguiçoso, malandro, indolente e até coitado. Nesse sentido, é importante que o assistente social compreenda que a criminalização da pobreza impõe inúmeros desafios ao exercício profissional e a necessidade de transpor a imagem do pobre como:
Para Iamamoto (2001) a questão social é entendida como:
De acordo com a Resolução do CFESS nº 493/2006, que trata sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional, o espaço de atendimento destinado ao/a Assistente Social deve ser dotado de local suficiente, para abordagens individuais e coletivas, conforme as características dos serviços prestados. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Iluminação adequada ao trabalho diurno e noturno.
II- Recursos que garantam a privacidade do usuário naquilo que for revelado durante o processo de intervenção profissional.
III- Ventilação adequada.
IV- Espaço adequado para colocação de arquivos de caráter reservado.
V- O atendimento feito pelo/a Assistente Social deve ser feito com portas fechadas, de forma a garantir o sigilo.
Assinale a resposta correta:
Sobre as características dos movimentos sociais, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Identidade construída coletivamente ou de identificação em torno de interesses e valores no campo da cidadania.
II- Definição coletiva de um campo de conflitos e dos adversários centrais nesse campo.
III- A construção de projeto de transformação ou de utopias comuns de mudança social nos campos societário, cultural ou sistêmico.
IV- Toda e qualquer forma de ação reivindicativa ou de protesto realizada através de grupos sociais.
V- Capacidade de ser um sujeito histórico, que sabe ler e reinterpretar o mundo.
Quais são as características que definem um movimento social:
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Desde 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios:
A prática profissional alicerçada na intersetorialidade pressupõe:
O instrumental de trabalho pode ser apreendido como uma ferramenta, uma estratégia ou tática pela qual se realiza a ação. Ao encontro disso, a visita domiciliar, como instrumento, possibilita:



























