Selecione a alternativa em que o acento grave, indicativo de crase, está em desacordo com a norma -padrão da língua portuguesa.
Selecione a alternativa que explica, respectivamente, a ausência da crase nas orações:
Indique a alterna tiva que apresenta a classificação para os períodos compostos acima, respectivamente.
Indique a alternativa que apresente uma Oração Subordinada Subst antiva Completiva Nominal.
Observe o seguinte período: “Divertiu -se tanto no parque aquático, que chegou tarde em casa”. Esse período é composto por:
Selecione a alternativa em que todos os verbos e todos os nomes, quando pedem complemento, não admitem a preposição a:
Marque a alternativa que apresenta os nomes das figuras de linguagem, respectivamente:
Selecione a alternativa que, ao transpor o período destacado no trecho para o discurso direto, apresenta as formas verbais de acordo com a norma -culta.
Sobre o trecho de Dom Casmurro, é possível afirmar que:
A intertextualidade é o contato entre textos, manifestado nas mais variadas linguagens. Qual processo de intertextualidade pode ser id entificado na imagem?
A partir da observação e da leitura das tabelas acima, é possível afirmar que:
A partir da observação das tabelas, é possível inferir que:
Marque a alternativa que apresenta palavras formadas apenas pelo processo de aglutinação.
A crise econômica global de 2020 foi desencadeada pela pandemia de COVID -19, que se espalhou rapidamente por todo o mundo, ocasionando uma paralisação sem precedentes da economia global. As medidas de contenção adotadas pelos países, como lockdowns e quare ntenas, levaram ao fechamento de empresas e redução significativa da atividade econômica, o que por consequência afetou muitos setores da economia. É notável que a pandemia afetou diferentes países em diferentes graus, dependendo de sua resposta à crise e da gravidade da propagação do vírus. Os países mais afetados foram aqueles que a economia dependia de quais setores :
No dia 6 de fevereiro de 2023, terremotos atingiram o noroeste da Síria e o centro da Turquia. Os estudiosos indicam ser os mais fortes na região desde 1939. Os dados mais recentes apontam que cerca de 45 mil pessoas foram mortas devido ao desastre na região além da grande quantidade de pessoas que estão desaparecidas. Qual o nome das três cidades atingidas:
Nos últimos 30 anos, todos os presidentes peruanos são investigados ou condenados por corrupção. Este passado difícil do Peru continua a atormentar o país no final de 2022 e início de 2023. Em 2022, o então presidente Pedro Castillo foi preso por tent ativa de golpe, incapacidade moral e corrupção. Qual foi o ato que levou Pedro Castillo à prisão:
O fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. Também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais . Este fundo é financiado através de recursos _________, onde realiza captações destes através do ___________, que atua como mediador interno destes repasses. A alternativa que completa corretamente as lacunas é:
Os Jogos Olímpicos é a competição esportiva mais importante do mundo e tem como objetivo incentivar a competição sadia entre os países dos cinco continentes. Já foi palco de diversos marcos políticos importantes e em 2024 será realizada a sua trigésima terceira edição na era moderna. Qual país e cidade será sede da próxima edição:
Probabilidade é a chance de obter determinado resultado em um experimento. Fundamentos probabilísticos são utilizados na análise de experimentos e situações aleatórias e podem contribuir para tomadas de decisões em diferentes contextos. Com relação à probabilidade, analise as alternativas a seguir e assinale a incorreta:
Em um sorteio de um consórcio, 50 pessoas receberam senhas numeradas de 1 a 50. Uma das senhas sorteadas é ao acaso. Qual é a probabilidade de a senha sorteada ser um número de 1 a 10:
Uma empresa precisa contratar um funcionário para realizar a limpeza de suas instalações e colocou um anúncio em suas redes sociais. Cinco profissionais responderam o anúncio e colocaram o orçamento do serviço. O primeiro profissional respondeu dizendo que precisaria de 8 horas para realizar o serviço cobrando 35 reais por hora trabalhada e um adicional de vale alimentação de 30 reais. O segundo profissional respondeu dizendo que precisaria de 10 horas para realizar o serviço cobrando 45 reais por hora trabalhada e sem adicional de vale alimentação. O terceiro profissional respondeu dizendo que precisaria de 6 horas para realizar o serviço cobrando 30 reais por hora trabalhada e um adicional de vale alimentação de 60 reais. O quarto profissional respondeu dizendo que precisaria de 8 horas para realizar o serviço cobrando 40 reais por hora trabalhada e um adicional de vale alimentação de 30 reais. O quinto profissional respondeu dizendo que precisaria de 10 horas para realizar o serviço cobrando 35 reais por hora trabalhada e um adicional de vale alimentação de 40 reais. Qual profissional a empresa teria que contratar para gastar o menor valor possível:
A Lei Federal Nº 7.009 de 1 de julho de 1982 é extremamente import ante para o município de Bonfim/RR. Essa Lei se refere à:
A SESA I é um órgão extremamente importante para o município de Bonfim/RR e a sua principal função é:
O Governo Federal lançou a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) com previsão orçamentária de repasses no patamar dos 15 bilhões de reais. O setor que receberá esse investimento é:
O grupo palestino Hamas , que controla a Faixa de Gaza , lan çou em 7 de outubro um ataque surpresa a Israel, matando mais de 1.400 e capturando reféns. Israel reagiu com uma ofensiva militar que já matou mais de 8.000, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas. Após o ataque do Hamas, Israel anunciou o “cerco” a Gaza, cortando o fornecimento de eletricidade, combustível, alimentos, bens e água ao território. A condição que Israel impõe para que o “cerco” termine é:
Esse tipo de malware se disfarçam de aplicativos inofensivos, enganando os usuários para que façam o download e os usem. Uma vez em funcionamento, eles podem roubar dados pessoais, travar um dispositivo, espionar atividades ou até mesmo iniciar um ataque. O malware relatado no texto é:
É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. Ele também pode se referir como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. Qual elemento computacional é descrito no texto :
De acordo com o texto abaixo, em qual cidade John nasceu? “Hi! My name is John. I’m twenty five years old. I’m from Vancouver -CA, but I live in Califórnia. I am engineer and finished my graduacion last year in Boston. Jose and Lisa are my parents and they live in Maiami. I have 2 brothers who live in Brazil.”
De acordo com o texto da questão anterior, em qual cidade John mora atualmente?
John precisa chegar à parada de ônibus mais próxima. Para isso, ele precisa pedir informação a alguém na rua. Qual alterna tiva abaixo está correta para que John use e consiga chegar onde precisa?
Assinale a alternativa correta que contém por extenso os seguintes números: 6 - 8 - 12 - 18 - 23:
De acordo com o artigo 1º da LDB, Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, a educação abrange processos formativos que se desenvolvem em diversas esferas. Selecione a alternativa que não apresenta uma dessas esferas.
Conforme a LDB, quais áreas deverão, em especial, ministrar os conteúdos de história e cultura afro -brasileira e dos povos indígenas brasileiros?
O que deverá incluir o projeto de lei referente ao Plano Nacional de Educação a vigorar no período subsequente?
De acordo com o artigo 25º do ECA, o que se entende por família natural?
A partir de qual idade, de acordo com o parágrafo 2 do artigo 45 º do ECA, é necessário o consentimento do adotando?
De acordo com o artigo 60 º do ECA, é proibido qualquer trabalho a menores de qual idade?
Ao observar o código EM13LGG103 (BRASIL, 2018, p. 34), é possível afirmar que essa habilidade está relacionada à área de:
Selecione a alternativa que melhor descreve o processo de ensino e aprendizagem.
Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto acima.



























