Urbanismo pode ser definido com a técnica de organizar as cidades com o objetivo de criar condições satisfatórias de vida nos centros urbanos. Com a revolução industrial surge o chamado “urbanismo moderno”, e tem como objetivos fundamentais as seguintes proposições abaixo, exceto:
O objeto da composição urbana é a ordenação de sua paisagem, que se revela nos elementos formais da cidade, espalhando-se nas superfícies constituídas das edificações a dos logradouros da cidade. Sobre os seus componentes fundamentais é correto afirmar que:
Sobre a medida de distâncias e ângulos na Topografia não é correto afirmar que:
Sobre o gesso, um material muito utilizado dentro de um projeto arquitetônico, não é correto afirmar que:
Nas afirmações abaixo, assinale (V) se for verdadeira e (F) se for falsa, e em seguia marque a alternativa com a sequência correta:
| ( ) | O cisalhamento é uma solicitação transversal em que o corpo sofre uma deformação que tende a modificar seu eixo longitudinal. |
| ( ) | Quando um sistema de forças atua sobre um corpo, o efeito produzido é diferente segundo a direção e sentido e ponto de aplicação destas forças. Os efeitos provocados neste corpo podem ser classificados em esforços normais ou axiais, que atuam no sentido do eixo de um corpo, e em esforços transversais, atuam na direção perpendicular ao eixo de um corpo. Entre os esforços axiais temos a tração, a compressão e a flexão, e entre os transversais, o cisalhamento e a torção. |
| ( ) | A flexão é aquela que ocorre quando um corpo tende a resistir a ação de duas forças agindo próxima e paralelamente, mas em sentidos contrários. |
| ( ) | Quando as forças agem para fora do corpo, tendendo a alonga-lo no sentido da sua linha de aplicação, a solicitação é chamada de tração; se as forças agem para dentro, tendendo a encurta-lo no sentido da carga aplicada, a solicitação é chamada de compressão. |
A Resistência dos Materiais é uma ciência desenvolvida a partir de ensaios experimentais e de análises teóricas. As análises teóricas determinam o comportamento mecânico das peças em modelos matemáticos idealizados, que devem ter razoável correlação com a realidade. Sobre as hipóteses e pressupostos admitidos nestas deduções, assinale abaixo o conceito que está correto:
De acordo com a Lei 8.666 que trata de Licitações e Contratos, as obras e serviços de engenharia acima de R$ 1.500.000,00 só poderão ser contratadas por meio de:
Dentro do que dispõe a Lei 8.666 sobre Licitações e Contratos não é correto afirmar que:
De acordo com a Norma da ABNT 9050, edição 2015, a sinalização do símbolo internacional de acesso deve ser afixada em local visível ao público. Dentre os principais locais em que deve ser utilizada, quando acessíveis, assinale a alternativa de qual local não está previsto na Norma:
No software de desenho assistido por computador, AutoCad, na aba Modify, quais os comandos/ferramentas podemos encontrar?
Em uma metodologia e desenvolvimento de projetos de arquitetura é correto afirmar que:
As obras-de-arte são uma parte do traçado da rodovia e a ela devem estar perfeitamente integradas; isto significa que as obras-de-arte muitas vezes se situam em segmentos de níveis elevados, de curvaturas horizontal e vertical. Sendo assim, no Projeto Geométrico devem ser evitados, exceto:
Dentro de um orçamento, na fase de levantamento de quantitativos de materiais, qual dos itens abaixo tem como critério para determinar a sua quantidade, a medição pela área projetada no plano horizontal?
O comportamento de um solo depende das quantidades relativas de cada uma das suas fases constituintes (sólido, líquido e gasoso). Chamamos de índices físicos as relações entre as fases. Como é chamada a relação, expressa na forma percentual, entre o peso da água contida num certo volume de solo e o peso da parte sólida existente neste mesmo volume?
Na matéria patologia das construções, a identificação da origem do problema permite definir, para fins judiciais, quem cometeu a falha. No quadro abaixo relacione a Coluna 1, que identifica a origem de uma falha, com a coluna 2, onde indica o responsável pela falha, e em seguida marque a alternativa com a
| Coluna 1 – Origem da Falha | Coluna 2 – Responsável pela Falha |
| 1. Fase de Projeto | ( ) Mão de Obra ou Fiscalização |
| 2. Qualidade do Material | ( ) Projetista |
| 3. Etapa de Execução | ( ) Operação e Manutenção |
| 4. Etapa de Uso | ( ) Fabricante |
Muitas vezes ao iniciar um projeto, é necessário consultar o Código de Obras do município, para saber o que é permitido construir em determinada região. Nas afirmações abaixo assinale aquela que não é verdadeira:



























