Analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, considerando as ideias apresentadas no texto. ( ) O fato de não ter uma boa noite de sono pode ocasionar diversos problemas na pele, como envelhecimento precoce e alergias. ( ) Segundo o texto, todas as pessoas sofrem da mesma forma com a falta de sono e com as atividades matutinas. ( ) Em relação ao teste de memória, os homens que dormiram menos de cinco horas tiveram mais dificuldade em recordar eventos anteriores do que os outros participantes. ( ) De acordo com o texto, as consequências mais perigosas da falta de sono são as doenças cardíacas. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) foi instituído tendo por principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica (AB) em Saúde. Entre os seus objetivos específicos, destaca-se: I. Reduzir as condições de saúde da população e de satisfação dos seus usuários, por meio de estratégias de redução do acesso e melhoria da qualidade dos serviços e ações da AB. II. Fornecer padrões de boas práticas e organização das Unidades Básicas de Saúde que norteiam a melhoria da qualidade da AB. III. Melhorar a qualidade da alimentação e uso dos sistemas de informação como ferramenta de gestão da AB. Quais estão corretos?
A Política Nacional de Humanização (PNH) visa desenvolver os serviços de saúde, os quais têm objetivos finalísticos, dentre eles: I. A produção de saúde. II. A realização profissional e pessoal dos trabalhadores. III. Incluir a participação de trabalhadores, gestores e usuários dos serviços de saúde, em um pacto de corresponsabilidade. Quais estão corretas?
No Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), o que é Vigilância de Casos?
Sobre os objetivos do PNCD, analise as assertivas abaixo: I. Reduzir a infestação pelo Aedes aegypti. II. Reduzir a incidência da dengue. III. Reduzir a letalidade por febre hemorrágica de dengue. Quais estão corretas?
O PNCD tem como objetivo também consolidar a inserção _____________________________ nas ações de prevenção e controle da dengue, visando, principalmente, promover mudanças de hábito da comunidade que contribuam para manter o ambiente doméstico livre do Aedes aegypti. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Sobre os objetivos das ações para implementação de mecanismos para a intensificação das políticas de saúde, saneamento e meio ambiente, que venham contribuir para a redução do número de potenciais criadouros do mosquito, analise as seguintes assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Fomentar a limpeza urbana e a coleta regular de lixo realizadas de forma sistemática pelos municípios, buscando atingir coberturas adequadas somente em área de risco. ( ) Desenvolver modelos de reservatórios para armazenamento de água potável em domicílios, protegidos da infestação pelo Aedes aegypti, para áreas sem abastecimento contínuo. ( ) Apoiar a implantação de tecnologias de aproveitamento de pneus como matéria-prima para a construção de moradias, disponibilizando, para os municípios com mais de 100.000 imóveis, trituradores para o processo industrial de picagem dos pneus. ( ) Estimular tecnologias industriais que absorvam os pneus descartados, tais como parcerias com refinarias e siderurgias para a queima de pneus e/ou utilização como combustível. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre o Aedes aegypti, analise as assertivas abaixo: I. Os mosquitos se desenvolvem através de metamorfose completa, e o ciclo de vida compreende três fases: ovo, larva (quatro estágios larvários) e adulto. II. É escuro, com faixas brancas nas bases dos segmentos tarsais e um desenho em forma de lira no mesonoto. Nos espécimes mais velhos, o desenho da lira pode desaparecer, mas dois tufos de escamas branco-prateadas no clípeo, escamas claras nos tarsos e palpos, permitem a identificação da espécie. O macho se distingue essencialmente da fêmea por possuir antenas plumosas e palpos mais longos. III. As fêmeas se alimentam mais frequentemente de sangue, servindo como fonte de repasto a maior parte dos animais vertebrados, mas mostram marcada predileção pelo homem. Quais estão corretas?
Na organização das atividades de campo, o agente de combate a endemias é o responsável por uma zona fixa de quantos imóveis?
Sobre as obrigações básicas do agente nas atividades de campo, analise as seguintes assertivas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Descobrir focos. ( ) Destruir e evitar a formação de criadouros. ( ) Impedir a reprodução de focos. ( ) Orientar a comunidade com ações educativas. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Executar o tratamento focal e perifocal como medida complementar ao controle mecânico, aplicando larvicidas autorizados, conforme orientação técnica, é atribuição do:
Sobre o condicionamento e transporte de larvas, analise as assertivas abaixo: I. Cada agente deve dispor de tubitos com álcool a 70%, nos quais serão colocadas, no máximo, dez larvas por tipo de depósito. II. Os exemplares coletados nos focos devem, salvo expressa recomendação, ser transportados vivos da casa ou local de inspeção. III. Cada agente adotará uma numeração crescente para os focos larvários encontrados, a partir do número um, seguindo sequencialmente até o número 999, quando então a numeração é retomada a partir do um. Quais estão corretas?
______________ é fundamental que o sistema de informações vetoriais, a vigilância epidemiológica e as equipes da Estratégia da Saúde da Família utilizem a mesma base geográfica, para permitir que as ações de controle da dengue sejam executadas de forma articulada e as análises geradas tenham a mesma referência. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Sobre os métodos de controle da dengue, associe a Coluna 1 à Coluna 2. Coluna 1 1. Mecânico. 2. Biológico. 3. Químico. Coluna 2 ( ) Consiste no uso de inseticidas para o controle do vetor nas fases larvária e adulta. ( ) O Ministério da Saúde vem adotando o uso do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti). A decisão para utilização desse larvicida foi baseada na existência de estudos, ensaios de laboratório e aplicação no campo, que revelou sua eficácia no controle do Aedes aegypti. ( ) Consiste na adoção de práticas capazes de impedir a procriação do Aedes, tendo como principais atividades a proteção, a destruição ou a destinação adequada de criadouros, que devem ser executadas sob a supervisão do agente de saúde, prioritariamente pelo próprio morador/proprietário. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Qual hepatite viral está relacionada à transmissão fecal-oral, que ocorre, comumente, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados?
Assinale a alternativa que apresenta a atividade de saúde pública (conceito programático) orientada a identificar precocemente pessoas com sintomática respiratória, considerados com suspeita de tuberculose pulmonar, visando à descoberta dos casos bacilíferos.
Do ponto de vista da saúde pública, o sintomático respiratório é aquele que:
Sobre as modalidades de supervisão na implementação do tratamento diretamente observado, analise as assertivas abaixo: I. Domiciliar: observação realizada na residência do paciente ou em local por ele solicitado. II. Na unidade de saúde: observação em unidades de ESF, UBS, serviço de atendimento de HIV/AIDS ou hospitais. III. Prisional: observação no sistema prisional. Quais estão corretas?
Qual a duração, em meses, do tratamento para a tuberculose no esquema básico para adultos e adolescentes?
Sobre os contatos com pessoas com tuberculose, analise as assertivas abaixo: I. O caso índice (paciente com tuberculose pulmonar ativa, prioritariamente com baciloscopia positiva) deve ser entrevistado o quanto antes para identificação das pessoas que serão consideradas contatos. II. Todos os contatos serão convidados a comparecer à unidade de saúde para serem avaliados. Essa avaliação consiste na realização de criteriosa anamnese e exame físico. III. Os contatos e suas respectivas idades devem ser listados, e o tipo de convívio deve ser estabelecido (casa, ambiente de trabalho, escola etc.) e as formas de localização devem ser identificadas (endereço e/ou telefone). Quais estão corretas?



























