A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu Concurso Público para o preenchimento de 1 vaga na carreira do Magistério Superior. A seleção exige doutorado nas áreas de Dança, Arte, Artes Cênicas, Artes da Cena ou em áreas afins.
Segundo o edital, a oportunidade é para o cargo de:
- Professor Assistente - Licenciatura em Dança: poéticas negras e práticas afirmativas (1 vaga)
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva. A remuneração inicial é de R$ 13.288,85 para candidatos com doutorado, composta por vencimento básico e retribuição por titulação.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail, no endereço secgeralconcurso-arc@eba.ufmg.br, no período de 30 dias a partir da publicação do edital, de 11 de fevereiro de 2026 a 12 de março de 2026, até as 23h59 (horário de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 215,99, com possibilidade de isenção conforme previsto no edital. O formulário para emissão da GRU está disponível no sistema GRU UFMG.
O processo seletivo será composto por julgamento de títulos, prova didática e prova prática. A prova prática envolverá o desenvolvimento e a ministração de uma aula de dança baseada em temáticas negras, com duração de 50 minutos. A previsão para o início do concurso é de 30 a 90 dias, a contar do fim das inscrições, com cronograma e local das provas a serem divulgados no site da EBA/UFMG (EBA Concursos).
A contratação será sob o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais (Lei 8.112/1990), com efetivação em regime de dedicação exclusiva e estágio probatório de três anos.
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, contado da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFMG.
Mais informações podem ser obtidas no edital completo.
Escute os destaques diretamente no podcast.
































