Quatro Processos Seletivos são divulgados pela 9ª Região Militar do Exército Brasileiro

Antes de realizar a inscrição, profissional deve se atentar à cidade de atuação do cargo
Quarta-feira, 24 de junho de 2020 às 14h50
Quatro Processos Seletivos são divulgados pela 9ª Região Militar do Exército Brasileiro

O Comando da 9ª Região Militar do Exército Brasileiro anuncia quatro Processos Seletivos, que abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças, estado de Goiás, destinados à admissão de profissionais para prestação de Serviço Militar temporário e voluntário, de forma transitória e por tempo determinado.

Abaixo você encontra a relação de oportunidades disponíveis:

  • Edital Nr 2 - SSMR: Veterinários; Dentistas e Farmacêuticos.
  • Edital Nr 3 - SSMR: Profissionais de ensino superior nas seguintes áreas: História; Filosofia; Ciências Biológicas; Inglês; Português; Matemática; Química; Filosofia; Educação Artísticas; Educação Física; Física; Espanhol; Geografia; Pedagogia; Administração; Ciências Contábeis; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Psicologia; Direito; Arquitetura e Urbanismo; Serviço Social; Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas; Museologia; Informática - Infraestrutura de Servidores; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Engenharia Eletrotécnica; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle - Mecatrônica; Engenharia Elétrica; Enfermagem; Enfermagem - Auditoria Hospitalar; Enfermagem - Oncologia; Enfermagem - Centro Cirúrgico; Enfermagem - Circulação Extracorpórea - Perfusão; Enfermagem - Estomoterapia; Enfermagem - Controle de Infecção Hospitalar; Nutrição; Engenharia Naval ou Tecnólogo em Construção Naval;
  • Edital Nr 4 - SSMR: Profissionais de ensino técnico nas seguintes áreas: Contabilidade; Administração; Logística; Enfermagem; Nutrição e Dietética; Radiologia; Análises Clínicas; Farmácia; Equipamentos Biomédicos; Informática; Manutenção Automotiva; Mecânica; Manutenção em Aeronaves com CCT; Manutenção de Máquinas Pesadas; Edificações; Agrimensura; Manutenção de Equipamentos de Engenharia; Desenho da Construção Civil; Infraestrutura Escolar ou Secretaria Escolar; Biblioteconomia; Publicidade; Química; Mecatrônica e Meio Ambiente;
  • Edital Nr 5 - SSMR: Cozinheiro; Auxiliar de Refrigeração; Auxiliar de Solda; Ajudante de Eletricista Predial; Motorista Categoria D ou E; Pedreiro; Bombeiro Hidráulico; Pintor.

Requisitos

Para participar, é necessário que os candidatos tenham ensino fundamental, superior, curso profissionalizante, limite de idade de 38 ou 40 anos de idade como determina cada edital, sejam brasileiros natos ou naturalizados, estejam em dia com as obrigações militares e eleitorais; não tenham indiciado em inquérito policial militar ou comum, não estejam respondendo a processo criminal na justiça comum ou militar ou cumprindo pena, possuam aptidão física que o recomende ao ingresso no quadro de militares temporários do Exército Brasileiro, entre outros.

Estágios

É importante ressaltar que a prestação do Serviço Militar será na forma de Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) ou Estágio de Instrução e Serviço (EIS); Estágio de Serviço Técnico (EST); Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) e Estágio de Cabo Temporário (EBCT), a serem realizados no ano de 2021.

Seleção

Como método de seleção, serão realizadas as seguintes etapas: inscrição eletrônica, entrega de documentação, entrevista e avaliação curricular, teste de conhecimento, inspeção de saúde, exame de aptidão física, seleção complementar e seleção complementar.

Vale ressaltar que cada etapa tem suas especificações e é de responsabilidade do candidato se atentar a cada uma delas, bem como as finalidades de cada uma.

Inscrição

As inscrições serão realizadas, exclusivamente via internet, no site da 9ª Região Militar, no período de 2 a 10 de julho de 2020. Logo após, é necessário que os candidatos imprimam e preencham a ficha de inscrição e, caso seja pré-selecionado, apresentá-la na segunda etapa de seleção.

Convocação

As atividades-fim dos que forem convocados serão técnicas, especializadas e relacionadas às respectivas áreas de conhecimento nas Organizações Militares (OM) da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). As atividades-meio serão aquelas relacionadas às demais atividades do EB e à peculiaridade da Força, de acordo com o cargo.

Contratação

Os candidatos que forem convocados para os estágios, pelo prazo de 12 meses, poderão ter o tempo de serviço prorrogado sucessivamente, até atingirem o limite máximo de oito anos de serviço público ou a idade de 45 ou 46 anos, conforme o inciso II do Art. 28 do Decreto Nr 8.160, de 18 de dezembro de 2013.

Entretanto, os candidatos que forem convocados para o Estágio Básico de Cabo Temporário (EBCT) no Exército Brasileiro pelo prazo de 12 meses, poderão ter no máximo 40 anos de idade na data prevista para a incorporação no serviço ativo, podendo fazer jus às prorrogações sucessivas, observado o limite máximo de 45 anos de idade na data da prorrogação do tempo de serviço, conforme Art. 27, I, da Lei Nr 13.954, de 16 de dezembro de 2019.

Demais informações podem ser obtidas por meio dos editais disponíveis para consulta em nosso site

Jornalista: Jady Eduarda Alves
Compartilhe: